Recheio à italiana

Controlada do Grupo Sabará traz a linha completa de frutas processadas da Cesarin
Lilia, da Concepta abordagem concilia a via tradicional com a tecnológica no processamento de frutas.

De olho na demanda ascendente por soluções para desenvolvimento de produtos saudáveis, naturais e orgânicos, a Concepta Ingredients adotou um senhor atalho para atender a sua crescente clientela de alimentos nesse reduto. Braço do Grupo Sabará na ala de insumos, a empresa traz para o Brasil a linha completa de processados de frutas da marca italiana Cesarin, que inclui versões em caldas, recheios especiais e polpas com baixa atividade d’água, repassa Lilia Kawazoe, gerente comercial da Concepta.

“A Cesarin busca a qualidade através de uma abordagem que concilia a via tradicional com a tecnológica no processamento, transformando frutas frescas em frutas em calda, recheios, cubos e lascas, todas padronizadas e da mais alta qualidade”, assinala a executiva.

Entre os itens já disponibilizados para a indústria de alimentos, especialmente para confeitaria doce, ela destaca a cereja amarena, fruta escura e pronta para uso em decorações de bolos e sorvetes. “As cerejas são imersas no seu próprio xarope, rico em sabores naturais do fruto, mantendo o sabor e a maciez da fruta através da tecnologia de processamento da Cesarin”, observa Lilia, completando que o produto não contém conservantes, corantes e/ou aromatizantes, acentuando assim o sabor genuíno da fruta.

A linha de frutas em calda da marca italiana inclui xaropes ricos em frutas (cerca de 50%), com o equilíbrio certo entre textura e espalhamento. São os ingredientes perfeitos para enriquecer sorvetes e outras sobremesas pelo sabor das frutas frescas e com um toque brilhante de cor, a exemplo da Laranja em Calda e das Frutas Silvestres em Calda, semiacabados para sorveterias e uso profissional.

Redução de açúcar
Os recheios de frutas especiais contêm pedaços das frutas e alta concentração de fibras naturais, reduzindo assim a inclusão de açúcar no processo. Devido à tecnologia empregada, o recheio é estável e não se expande no forneamento, resistindo à migração para a camada exterior de um biscoito ou bolo. Encorpam a linha o Recheio de Morango com Pedaços e Recheio de Damasco com Pedaços, semiacabados para sorveterias, panificação e uso profissional.

Já as frutas com baixa atividade d’água (≤ 0,6) estabilizadas e picadas em lascas, exibem o sabor rico da fruta, com fluidez (free flowing) que facilita o uso em dosagens mecânicas e não incorporam corantes ou conservantes. O Limão Siciliano em Lascas e a Laranja em Lascas se inseren entre esses semiacabados para uso em confeitarias, barras de chocolate, granolas, barras de cereais e barras energéticas.

No caso das frutas com baixa atividade d’água em cubos, a Cesarin emprega um método de produção exclusivo, que permite inibir a atividade d’água da fruta original sem alterar as qualidades organolépticas. Por não apresentar a viscosidade típica da fruta cristalizada tradicional, esse produto pode ser dosado em linhas automatizadas. “Possui um agradável sabor frutado da mais alta qualidade e estabilidade, que pode ser conferido no Limão Siciliano em Cubos e na Laranja em Cubos, semiacabados com aplicações em confeitarias, barras de chocolate, granolas, torrones, barras de cereais e barras energéticas”, sublinha Lilia.

Foi a capacidade de processar as frutas de forma a manter as características organolépticas e estruturais de cada elemento a principal motivação para a Concepta fechar a parceria com a Cesarin. Disponíveis desde outubro, os produtos importados da Itália seguem para o trade em embalagens de 5, 10 e 20 quilos, dependendo da linha. •

Deixe um comentário

Novos Tempos