Ajuste baixista

Com o encerramento da tela de outubro e a mudança do primeiro vencimento...
Ronaldo Lima Santana

Com o encerramento da tela de outubro e a mudança do primeiro vencimento para março/2020 verifica-se um aumento significativo no patamar de preços na Bolsa de Nova York, evidenciando um primeiro movimento. Passado este momento, acabou prevalecendo ao longo do mês a boa disponibilidade de produto no curto prazo e os preços sofreram um ajuste baixista.

O gráfico a seguir mostra o comportamento dos preços do açúcar demerara em Wall Street, em cents/lb e R$/t, tomando como base o 1º vencimento.

No balcão doméstico de açúcar, que não apresenta suporte das cotações do mercado externo, o comportamento dos preços foi de relativa estabilidade.

A liquidez no mercado açucareiro em São Paulo ficou reduzida na passagem de outubro. Do lado do produtor, nenhuma pressão de oferta foi observada, já que em boa parte dos casos o etanol tem suprido a necessidade de caixa. Já na outra extremidade, o comprador não ficou convencido da sustentação dos preços e, com isso, procura efetuar operações voltadas apenas para o giro do negócio.

O gráfico a seguir apresenta os preços médios semanais negociados em São Paulo apurados pelo Índice JOB Economia e ESALQ:

No Centro-Sul, ajudada pelo clima seco, a performance da safra é boa. No acumulado, a moagem de cana-de-açúcar é 5,0% maior que na colheita passada. Já o açúcar, que vinha atrasado em relação à última safra, está 1,1% maior, alcançando cerca de 0,3 milhão de toneladas. Após seis meses e meio, o quadro atual segue mais alcooleiro que o anterior. E o encerramento da moagem pode ocorrer mais cedo que em 2018.

Com relação às exportações, os embarques brasileiros de açúcar apresentaram, nos sete primeiros meses da safra 2019/20, volume inferior àquele do mesmo período anterior: cerca de 1,417 milhão de toneladas. •

Ronaldo Lima Santana é sócio-gerente
da JOB Economia e Planejamento

Atuando há 25 anos no mercado, através de seus relatórios e trabalhos de consultoria, a JOB Economia tem como objetivo principal um posicionamento correto nas estratégias empresariais, incluindo contribuir para que seus clientes façam um bom trading.
Dentre os produtos do portfólio, o relatório “Monitoramento Semanal dos Mercados – Açúcar & Etanol”, realizado desde 1995, busca fornecer informações claras, objetivas e isentas sobre os mercados de açúcar e etanol no Brasil e no exterior. Nele constam os fundamentos para as perspectivas de preços de curto prazo para açúcar e etanol no mercado interno do Centro-Sul e Norte-Nordeste; petróleo e açúcar no mercado internacional; e taxa de câmbio.
Solicite gratuitamente dois exemplares do relatório completo e veja como esse trabalho pode auxiliar em uma tomada de decisões.

Deixe um comentário

Novos Tempos