Produção em alta marca Dia do Amendoim

Respondendo por 90% do cultivo nacional, safra paulista da leguminosa cresceu 10,8%, atingindo 736,3 mil toneladas
Com 80 anos de história, presença em 15 mil pontos de venda e cerca de 1,5 milhão de paçocas produzidas por ano, Santa Helena foi um dos destinos da press trip organizada pela Abicab por ocasião do Dia do Amendoim

Celebrado em 13 de setembro, o Dia do Amendoim ensejou uma série de ações destinadas à promoção do consumo e da produção da leguminosa, que é utilizada como ingrediente de um leque cada vez mais amplo de snacks e confeitos.

Na lupa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, os produtores paulistas respondem por 90% do cultivo nacional de amendoim. Tal participação tem sido favorecida por uma série de iniciativas, com destaque para o Programa de Melhoramento Genético do Amendoim, que visa atender às novas necessidades e exigências do mercado, principalmente com o desenvolvimento de cultivares do chamado amendoim alto oleico.

“Essa característica é muito importante por reduzir a rancificação do grão e aumentar a vida útil do amendoim processado, além de fazer bem para a saúde do consumidor”, afirma Ignácio Godoy, coordenador do programa.

Com ajuda dos investimentos em pesquisa e melhorias produtivas, a safra paulista de amendoim no período 2022/23 superou em 10,8% o volume colhido no ciclo passado, atingindo 736,3 mil toneladas. O número foi obtido pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati/SAA). Embora o consumo nacional venha aumentando a cada ano, a maior parte dessa produção vai para fora do país.

No estado de São Paulo há três regiões de destaque na produção de amendoim: Tupã, Marília e Jaboticabal. Elas respondem, respectivamente, por 13,6%, 12,7% e 12,2% do cultivo nacional da leguminosa.

Para destacar aspectos relacionados à saudabilidade de produtos industrializados contendo amendoim, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta) lançou recentemente a publicação gratuita Amendoim Industrializado: nutritivo, seguro e presente na cultura brasileira.

Segundo o levantamento, 93,3% dos alimentos à base de amendoim vendidos no Brasil não contêm corantes, 89,9% não possuem antioxidantes e 87,1% estão livres de conservantes. Além disso, a maioria dos produtos analisados oferece aos consumidores doses generosas de proteínas e fibras alimentares.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), que organizou uma viagem com jornalistas para as principais regiões produtoras de amendoim do interior paulista, atualmente o Brasil é o 5º maior exportador mundial da leguminosa. Considerado até pouco tempo atrás uma cultura secundária, o amendoim vem ganhando importância ano a ano. E o potencial de crescimento é enorme. Basta dizer que o consumo per capita nacional é de 1,2 kg/ano, dez vezes menor do que na China, por exemplo.

Imagem: reprodução Linkedin Abicab

Deixe um comentário

Novos Tempos