Planta ainda mais verde

A mais recente conquista da Mars no Brasil consolida o compromisso da companhia com o meio ambiente e um futuro mais sustentável para todos. A unidade de Guararema (SP), onde são produzidas as linhas de chocolates Snickers, M&M’S e Twix, foi contemplada com o certificado Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) no nível Gold, uma das mais rigorosas certificações de construções sustentáveis do mundo, sendo este o quinto e mais recente projeto a receber essa chancela no país.
“Trata-se de uma certificação complexa, pois não se resume apenas às práticas sustentáveis no dia a dia dos espaços construídos, mas em análises desde o início da construção, observando a gestão de resíduos, o uso de energia e água e a utilização de materiais recicláveis”, comenta Rogério Barreiro, gerente de engenharia Industrial na unidade brasileira da Mars Wrigley. A jornada em busca da do Leed Gold, relata ele, começou no gerenciamento da construtora, e passou por pontos como o reúso da água e a adoção de materiais reutilizáveis adequados aos critérios da certificadora. Tais criitérios analisam o trabalho nas áreas de localização e transporte, espaço sustentável, eficiência no uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna; inovação e processos; e créditos de prioridade regional.
Uma das iniciativas destacadas tanto do ponto de vista da inovação, quanto do consumo de energia foi a implantação do sistema Skylight no telhado da fábrica. Ao mesmo tempo em que exibe superfície reflexiva, rebatendo o calor dos raios de sol, diminui a exigência energética do sistema de ar condicionado, sublinha Barreiro. “Também fornece iluminação através do raios de sol e reduz em 50% o uso de luz elétrica durante o dia”, diz. Além disso, o sistema de ar condicionado adotado na planta não trabalha com emissão de gases CFC.

Deixe um comentário