Os queridinhos do Natal

Em sua segunda edição, Salão do Panetone reúne em SP os principais lançamentos da categoria
Mercado de panetone cresce embalado por itens presenteáveis e boas perspectivas econômicas

A Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) realizou em São Paulo a segunda edição do Salão do Panetone. Além de reunir os grandes players da categoria, que revelaram a profissionais de imprensa e influenciadores suas estratégias para o Natal deste ano, o evento serviu de palco para o lançamento de uma pesquisa inédita da Kantar sobre tendências do segmento.

De acordo com o levantamento, a categoria, que está presente em 33 milhões de lares do país e movimentou, entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, R$ 725 milhões, vive uma perspectiva de alta nas vendas. Em volume, o mercado atingiu a marca de 42,5 mil toneladas, o que equivale a um consumo médio anual de 2 panetones per/capita.

Uma das principais tendências do segmento, as compras destinadas a presentear amigos, colegas e parentes saltaram 3,4%, passando a representar 42% do volume movimentado pelo mercado de panetones.

Novidades

Além de apresentar novidades estampadas com as marcas Triunfo, Aymoré e Tortuguita, a Arcor aproveitou o evento para lançar o Panettone Paçoca Amor, que traz dentre seus ingredientes fragmentos do tradicional doce à base de amendoim.

Por sua vez, a Marilan apresentou seus tradicionais panetones de frutas e gotas de chocolate em versão de 750g para presentear, os mini panetones do Bob Esponja, desenvolvidos em parceria com a Nickelodeon, e a linha Marilan Bello Forno, produzida com fermentação 100% natural.

Já a Grani Amici, que foi fundada em 2010, apresentou sua família de panetones livres de glúten, leite e lactose, que é voltada a consumidores com intolerâncias e alergias alimentares.

Adquirida pela multinacional americana Kellog no fim de 2016, num negócio que marcou sua expansão na indústria nacional de snacks, a Parati levou ao evento as 5 versões (tradicional com frutas cristalizadas, com gotas de chocolate, com gotas de brigadeiro, Choco Max com gotas de chocolate ao leite e Choco Max sabor avelã) de seus panetones. Os produtos foram posicionados como um snack do dia a dia – fora, portanto, do contexto de ceias natalinas.

Quem também participou do Salão do Panetone foi a renomada rede paulistana especializada em pâtisserie, salgados, chocolates e gelatos Ofner. A empresa – que acaba de anunciar uma parceria de desenvolvimento de produtos com o instituto Le Cordon Bleu, referência no ensino de gastronomia e hotelaria – também levou ao evento o panetone Baileys, que é recheado com o famoso creme irlandês e coberto com chocolate de caramelo.

Apostando em sabores inusitados, a Panco aproveitou o evento para lançar o Panettone Creme dos Sonhos. Com recheio cremoso, o produto leva na massa dois tipos de fruta: blueberrie e cranberrie.

Já a Santa Edwiges apresentou sua linha de panetones artesanais, que conta com versões recheadas, mini, zero e gourmet. Segundo a empresa, a massa dos produtos é preparada a partir de uma técnica especial, que garante maciez. Outro diferencial seria a mistura cuidadosa dos ingredientes adicionais, para que se distribuam de maneira uniforme por toda a massa.

Por fim, mas não menos importante, a Wickbold apresentou nada menos do que dez opções de panetones. Distribuídos em quatro categorias, os produtos acompanham caixas presenteáveis e podem ser encontrados em versões sem açúcares, sem glúten e com licenciamento da Turma da Mônica.

Imagem: reprodução Abimapi

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