Aval de procedência favorece vendas de chocolate

Chocolateiros de Gramado registram aumento de 10% no faturamento após adoção de selo de indicação geográfica (IG)
Antes da implementação do IG, associação diz que em muitos casos consumidores compravam "gato por lebre"
Quatro meses após receberem um selo de procedência e registro de indicação geográfica (IG), passando a ser considerados oficialmente produtores de “Chocolate Artesanal de Gramado”, os chocolateiros da cidade gaúcha comemoram os bons resultados da iniciativa.

De acordo com Fabiano Contini, presidente da Associação da Indústria e Comércio de Chocolates de Gramado (Achoco), de junho a agosto as marcas que conquistaram a certificação aumentaram em aproximadamente 10% suas vendas. “As pessoas estão cada vez mais exigentes e buscam qualidade. As certificações vieram para validar a excelência dos nossos chocolates”, destaca o dirigente.Para receber o aval de procedência, as empresas precisam implementar melhorias produtivas aprovadas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O processo inclui auditoria minuciosa das fábricas seguindo etapas obrigatórias estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Aprimoramentos

“Foram trabalhados pontos de qualidade essenciais, que avaliaram a produção para que o produto se enquadrasse como ‘Chocolate Artesanal de Gramado’, determinando uma fórmula padrão para uso. A partir daí, as marcas aprimoram seus processos, personalizando suas receitas”, completa o presidente da Achoco.

Para obter o selo, as empresas precisam fabricar a massa dentro do município, não podem usar gorduras hidrogenadas e precisam usar no mínimo 25% de cacau na fórmula de chocolates brancos, 35% na de chocolate ao leite, de 42% a 55% para meio amargo e acima de 55% para amargo.

Antes da implementação do IG, o presidente da Achoco conta que muitos consumidores compravam ‘gato por lebre’, já que algumas empresas apenas derretem e moldam seus produtos em Gramado, usando matéria-prima de outras marcas. Agora, ele prossegue, “todas as lojas que vendem nosso chocolate artesanal certificado com IG possuem um selo na vitrine ou em um quadro no interior do estabelecimento.”

“Gramado é um dos principais destinos turísticos do Brasil, e uma referência internacional de turismo. A cidade é reconhecida pelas belezas naturais, pela gastronomia de excelência e pelo seu delicioso chocolate, que se tornou também o nosso patrimônio cultural. Queremos, agora, que ela também seja reconhecida pelo autêntico Chocolate Artesanal de Gramado”.

A cidade possui 28 indústrias de chocolates. Dentre as marcas que conquistaram o IG estão Prawer, Miroh, Lugano, Caracol / Planalto, Chocolate Gramadense e Chocolataria Gramado.

Imagem: Leonid Streliae/reprodução JC

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