Como ser sarado

Tate &Lyle reúne especialistas para análise de tendências e compartilhamento de informações
Rótulos limpos: tendência de simplificação e redução de fórmulas em alta.

Organizado anualmente pela corporação Tate & Lyle, o evento Healthink reuniu no final de outubro em São Paulo especialistas da companhia com fabricantes, acadêmicos e profissionais de saúde. O encontro contemplou a análise e o compartilhamento de informações sobre tendências de consumo da indústria alimentícia. “Entre os apontamentos desta edição sobressaíram temas como rotulagem limpa, produtos de baixa caloria e a sustentabilidade”, assinala Oswaldo Nardinelli, vice-presidente sênior da Tate & Lyle para América Latina. Na entrevista as seguir, o executivo com mais de 30 anos de atuação no setor de confectonery (ex-dirigente da Kraft Foods, Cadbury Adams e Arcor) detalha a ação e iniciativa da Tate & Lyle na divulgação das tecnologias envolvidas em seu portfólio.

Nardinelli: evento mostra como a empresa pode ajudar na adoção de tendências.

DR – Qual a motivação para promover o evento Healthink by Tate & Lyle?
Nardinelli – O Healthink é um seminário interativo e educacional criado para mostrar como a empresa pode ajudar a indústria de alimentos e bebidas a explorar tendências e superar os desafios da formulação de receitas. Nele, recebemos clientes e formadores de opinião, como nutricionistas e acadêmicos. Nossos especialistas compartilham informações e esclarecem dúvidas dos participantes. É a segunda vez que essa sessão de encontros ocorre no Brasil. Este ano, na América Latina, ela também aconteceu no México e na Argentina. O Healthink é um evento de relacionamento, e o que mostramos aos nossos convidados é quão completo é nosso portfólio.

DR – Quais foram as inovações repassadas nesta edição?
Nardinelli – Estamos prontos para atender as necessidades da indústria alimentícia nas principais tendências globais de alimentação, relacionadas a ter uma vida mais saudável. Essa necessidade impulsiona a inovação, porque influencia na escolha dos consumidores. A Tate & Lyle hoje consegue melhorar a qualidade dos carboidratos ao reduzir calorias e açúcares, e aumentar as fibras em alimentos e bebidas; consegue fornecer soluções para alimentos de acordo com dietas vegetarianas ou flexitarianas; e oferecer consultoria para o desenvolvimento de rótulos conscientes, ou seja, com menos ingredientes, mas que mantenham uma oferta de saúde e bem-estar.

DR – Um dos focos do evento foi promover algumas marcas de especialidades do portfólio. Quais as de maior relevância?
Nardinelli – A relevância é estabelecida pelas necessidades do cliente. Ingredientes de origem vegetal, mais saudáveis e fáceis de identificar são prioridade de um número cada vez maior de pessoas. Isso se reflete em nossa linha. Na categoria de adoçantes, entre os destaques está o Tasteva, cuja matéria-prima é a planta chamada estévia. Trata-se de um adoçante sem calorias produzido a partir de extratos das folhas desse vegetal, por meio de um processo patenteado pela Tate & Lyle. Para atender as necessidades dos clientes que procuram texturizantes, lançamos o Claria Instant no ano passado. Trata-se de uma opção da linha de amidos funcionais Claria Functional Clean-Label Starches, que existe desde 2014. A diferença é que este amido é uma opção que não exige processamento em alta temperatura e pode ser inserido dentro de um rótulo com conceito consciente, o chamado clean label, pois pode ser descrito simplesmente como amido de milho.

DR – Quais os outros destaques?
Nardinelli – Nosso portfólio para saúde e bem-estar também levou aos participantes do Healthink o Promitor Soluble Corn Fibre, fibra solúvel de milho com alta tolerância digestiva; e o Sta-Lite Polidextrose, ideal para redução de calorias, entre outras opções que estão em linha com as tendências atuais. Vale lembrar que a Tate & Lyle já trabalha com estévia como ingrediente há alguns anos.

DR – Em adoçantes, a principal novidade é a linha à base de estévia?
Nardinelli – Não é uma novidade para nós. Lançamos Tasteva Stevia Sweetener em 2012, mas ampliamos as soluções de nosso portfólio progressivamente. Falando especificamente de nossas soluções para dulçor, vale mencionar que temos uma parceria com a Sweet Green Fields (SGF) desde abril de 2017. Essa é uma das maiores fabricantes de produtos à base de estévia em todo o mundo. Juntas, combinamos as décadas de expertise que possuímos vendendo e distribuindo ingredientes com o portfólio da SGF. Agora, vamos além e desenvolvemos em conjunto soluções de estévia que oferecem aos fabricantes candies e guloseimas doces e aos consumidores o que eles precisam: adoçantes naturais e que garantam um sabor também natural, com qualidade.

DR – A empresa lançou no Healthink a marca Claria. Em que ela se diferencia e qual a expectativa para seu emprego no país?
Nardinelli – Na verdade, no evento apresentamos a marca Claria Instant, que faz parte da linha Claria Functional Clean-Label Starches. Trata-se de uma solução que auxilia os fabricantes a atenderem a crescente demanda dos consumidores por rótulos mais conscientes. Nossa expectativa é bastante positiva já que, segundo indicadores da Tate & Lyle, a maioria dos consumidores brasileiros leem os rótulos em busca de ingredientes com frequência. Isso se reflete em 88% dos respondentes de nossa pesquisa no país. Sabemos como as tendências de consumo influenciam as decisões dos clientes e de seus consumidores. O Claria Instant auxilia os formuladores a criar alimentos que são saborosos e, ao mesmo tempo, pode integrar uma lista de ingredientes pequena e compreensível. Fica mais fácil criar rótulos que valorizam ingredientes sem transgênicos e que podem se comunicar com a mensagem “livres de”.

DR – Também foi enfatizado no evento o esforço da companhia na ala de edulcorantes naturais à base de estévia. Como analisa esse mercado no Brasil?
Nardinelli – Sabemos que mais da metade (61%) dos consumidores pesquisados no Brasil reduziram seu consumo de bebidas adoçadas. Eles procuram alternativas mais saudáveis. Isso se reflete também na hora de comprar bolos, sorvetes, iogurtes e molhos. Na verdade, o benefício mais importante para um consumidor ao escolher um adoçante é que ele tenha um bom equilíbrio entre sabor e saúde. Globalmente, a estévia é o segundo colocado neste quesito, perdendo apenas para o mel de abelha. Para o mercado de produtos à base de estévia isso é extremamente positivo. Esse consumidor dará preferência a alternativas vegetais. Observamos também o uso cada vez maior de ingredientes de fibra em substituição ao açúcar, porque em produtos com açúcar reduzido, a fibra consegue dar o corpo e o volume necessários.

DR – Como a Tate & Lyle se posiciona na cena global e local de adoçantes, fibras/texturizantes e estabilizantes?
Nardinelli – Temos diversificado cada vez mais nossas atividades e ampliado operações em todo o mundo. As operações acontecem aproximadamente em 60 localidades e 27 países, atendendo clientes em mais de 120 países. Como não há uma abordagem única em formulações, a Tate & Lyle personaliza as soluções de acordo com o cliente. Globalmente, mantemos uma rede de especialistas locais que ajudam os fabricantes no lançamento de produtos de acordo com as necessidades e preferências de seus mercados-alvo.

DR – Quais os resultados esperados pela Tate & Lyle em 2018?
Nardinelli – Até o fim do último ano fiscal, em 31 de março de 2018, na Ásia-Pacífico e na América Latina, dois mercados-chave que são reportados juntos, o volume de soluções para alimentos e bebidas foi 7% maior do que no ano anterior. As vendas aumentaram 5%, para 184 milhões de libras esterlinas. No Brasil, tivemos um crescimento de dois dígitos em volume, impulsionado principalmente pelas vendas de texturizantes e adoçantes na categoria de lácteos. •

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