Biscoito fino

Pioneira no segmento de cookies no Brasil, a fabricante de biscoitos finos Dauper ingressou há cerca de dois anos no varejo da categoria, introduzindo o conceito de biscoiteria com a primeira loja da Biscoitê instalada em um shopping center de São Paulo. De lá para cá foram investidos cerca de R$ 7 milhões em lojas, máquinas, embalagens, rotulagem, softwares de inteligência artificial para monitorar o caminho do cliente dentro da loja, e, em especial, no treinamento de funcionários.”Eles aprenderam a ‘encantar’ o comprador explicando a origem de um palmier ou de um stroopwafel”, sublinha Carol De Nadai, sócia-proprietária da Biscoitê, hoje uma encorpada rede de lojas de biscoitos feitos com ingredientes sem aditivos, com planos de crescer sob o modelo de franquias.

Com unidades nos shoppings Villa Lobos, Vila Olímpia e Morumbi, em São Paulo, e a mais nova, no Iguatemi de Campinas, a empresa almeja fechar o ano com seis pontos de venda (PDVs), repassa ela. Embora o público-alvo das guloseimas ofertadas em finas apresentações e embalagens de presente seja formado pelos consumidores das classes A/B, a empresária reporta que a área corporativa também tende a crescer, com a produção customizada para empresas como Montblanc, DHL ou Mercado Livre. “A ideia inicial era vender presentes, não biscoitos”, relata Carol, explicando que também não pretendia abrir uma cafeteria. “Assim, investimos na construção calculada da marca e em nossos ‘encantadores’, como são chamados os nossos vendedores e o objetivo para daqui a cinco anos é atingir 200 lojas”, grifa a dirigente.

A unidade de Campinas é a primeira experiência de franquia, e a previsão para 2019 é chegar a 20 ou 25 lojas, estima Raul Matos, CEO e fundador da Biscoitê. Os modelos possíveis para franqueados são carrinhos, com investimento inicial de R$ 70 a 90 mil; quiosques, de R$ 90 a 120 mil; ou lojas, de R$ 300 a 450 mil. “O retorno sobre o investimento é estimado em 18 a 24 meses, mas nossas primeiras lojas em São Paulo se pagaram em menos de 12 meses”, afirma Matos. Uma loja da Biscoitê fatura em média R$ 1,5 milhão por ano, orça ele. Os produtos são inspirados em biscoitos produzidos em países como França, Itália, Alemanha e Portugal, com longa tradição nesse ramo. Marcas renomadas no exterior também serviram de inspiração, como a novaiorquina Levain Bakery, a francesa La Cure Gourmande ou a belga BbyB. “Mapeamos 500 tipos de biscoitos no mundo todo e fomos desenvolvendo nossas próprias receitas”, informa Matos.

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