Aperitivo que faz bem

Principal lançamento em 2018 da importadora paranaense de alimentos La Violetera, a linha de snacks saudáveis VC+ deve incrementar R$ 4 milhões no faturamento da empresa, que incluso o segmento de frutas secas projeta fechar o ano com um crescimento de 8% em sua receita geral. “É um produto com uma capilaridade muito grande que inclusive ampliou nossos canais de venda para lojas de conveniência”, destaca Felix Boeing Jr., CEO da trading.
As variedades de snacks foram desenvolvidas após dois anos de estudos no mercado brasileiro e no exterior. “Monitoramos tendências e desenvolvemos um time multifuncional responsável por observar insights gerados pelo gerenciamento de categorias, analisar a pesquisa de campo realizada nos Estados Unidos e com o consumidor final aqui no Brasil, além de realizar testes com distribuidores parceiros”, relata Boeing Jr.

O consumidor, de uma forma geral, mudou e modernizou o estilo de consumo, buscando, cada vez mais, itens saudáveis e rápidos de ingerir, observa o CEO. A comprovação dessa tendência são os crescentes números da demanda de frutas secas no Brasil, que colocam a La Violetera entre os líderes de importação da categoria, com 15,3% de share no país, crava Boeing Jr. “A linha VC+ se enquadra nessa proposta de distribuição atendendo requisitos como opção funcional de alimento, em porção individual e com índice de calorias ideal para lanches rápidos e intermediários”, sublinha o executivo. Além disso, sua apresentação exibe embalagem moderna e chamativa, sob medida para seduzir o consumidor, completa ele.
A linha VC+ é composta por quatro opções de mixes, cada um com uma característica específica. A versão “Criativo”, exemplifica Boeing Jr., incorpora amêndoas, damasco, uva-passa e nibs de cacau, este último considerado “super food” pelo teor nutritivo e estimulante, auxiliando no processo criativo. Outra opção de snack que agrega super food é a versão “Glam”, que combina amendoim, amêndoa e cranberry, fruta com alto poder antioxidante.

A versão “Fun” é composta por um mix de amendoins, milho torrado e salgado sabor mostarda e mel e castanha de caju. É portanto ideal para matar a fome antes de cair na diversão. Já a opção “Power” traz um mix de amendoim, amêndoa, castanha de caju e uva-passa, combinação perfeita de gorduras boas, responsáveis por fornecer energia para o decorrer do dia. “As apresentações dos snacks foram desenvolvidas com um design moderno e uma comunicação jovem, rápida e intuitiva, facilitando assim a escolha do produto dentro daquilo que o consumidor busca para a sua rotina”, grifa Boeing Jr.
Ao todo, são cinco SKUs – quatro versões diferentes de 25g e uma de 500g. “Em 2019 iremos adicionar mais duas opções à linha”, ressalta o dirigente, acrescentando que a venda inicial dos snacks já atingiu o dobro, em volume, do que foi projetado para os meses de setembro e outubro.

Reforma industrial
A La Violetera tem atuação no mercado de importação e comercialização de frutas secas, azeites, azeitonas e conservas, entre outros itens, atendendo o mercado nacional desde 1928. Com mais de 200 itens no portfólio, a importadora direciona 70% dos seus produtos para o varejo e os restantes 30% para o food service. A empresa também produz marca própria para supermercadistas e cash & carry, fornecendo para redes como Walmart , Atacadão e Muffato.

Em 2017, a empresa iniciou um processo de reforma industrial e investiu R$ 10 milhões na instalação de sua fábrica, reposicionando o portfólio em três categorias: frutas secas e snacks; azeites e óleos e azeitonas e conservas.

Segundo Boeing Jr., o objetivo é crescer 35% em faturamento nos próximos cinco anos, com foco principalmente no consumo saudável de frutas secas, nuts a granel e snacks. Esses produtos, que antes eram de demanda sazonal, principalmente no fim do ano, agora sinalizam protagonismo durante os 12 meses. “O mundo está falando em ter um posicionamento mais saudável e esses produtos atendem a esse perfil”, observa Boeing Jr.
Cerca de 60% da categoria, acrescenta ele, são distribuídos via redes de lojas de conveniência, de farmácias e também no pequeno varejo. “Assim, a participação desses itens no nosso negócio deve alcançar o patamar da venda de azeitonas para La Violetera em 2022”, prevê o CEO, esclarecendo que, atualmente, essa categoria representa 48% do faturamento da empresa. ■

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