Avanço premium

Entre as maiores grifes globais de chocolate premium, a suíça Lindt reportou uma elevação nas vendas em 2018, considerada moderada em comparação à alta de anos anteriores. Segundo relatório do grupo Lindt & Sprüngli, controlador da marca, elas aumentaram 5,1% no ano passado, totalizando 4,3 bilhões de francos suíços (R$ 15,8 bilhões). O resultado, no entanto, indica desaceleração no crescimento em comparação com a expansão de 7,9% registrada em 2015 ou de 6,8% em 2016.

As vendas da Lindt na Europa aumentaram 5,6%. A desaceleração nos EUA considerados saturados, fizeram com que a marca desse mais atenção a outros mercados. As vendas do ano como um todo fora da América do Norte e da Europa – que incluem o Brasil – aumentaram 10,3%. Nos últimos 12 meses, a Lindt abriu 50 novas lojas, com 10 estabelecimentos na Alemanha e no Japão. Para a companhia, o Japão, África do Sul, Brasil e China conseguiram conquistar crescimento de dois dígitos e têm potencial de aumento futuro significativo. Uma vantagem a favor do Brasil e África do Sul pode ser o consumo médio de chocolate nos países asiáticos, que é muito menor que o do consumidor dos mercados de origem da Lindt (Europa e Suíça).

Representada no Brasil pela importadora Aurora desde 1969, a Lindt & Sprüngli se associou ao Grupo CRM (dona da Kopenhagen) em 2014 e vem apostando no modelo de lojas próprias da marca.

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