Vendas no ritmo do arrasta-pé

De olho nas festas juninas, que movimentaram R$ 3,4 bilhões no ano passado, distribuidores e indústria de doces e confeitos apresentam estratégias e novidades arretadas
Festa Junina 2023

Não é novidade que, trazidas ao Brasil pelos europeus no período colonial, as festas realizadas no mês de junho em homenagem aos santos Antônio, Pedro e João tornaram-se símbolos da cultura nacional, integrando a produção de comidas típicas, tradições religiosas e danças populares. Mas o que pouca gente sabe é que tal status recentemente virou dispositivo legal. É que no fim de abril, o vice-presidente Geraldo Alckmin sancionou a lei nº 14.555, que reconhece as festas juninas como manifestação da cultura nacional.
Para além da questão cultural e religiosa, a nova legislação sinaliza que as festas juninas são progressivamente relevantes na economia brasileira. Na estimativa do próprio governo federal, elas movimentaram no ano passado mais de R$ 3,4 bilhões pelo país. Além de aquecer o setor turístico e de serviços, as festas juninas movimentam mais e mais a indústria de alimentos, em especial o setor de amendoins, doces e confeitos.
“O amendoim é o principal ingrediente presente nas festas juninas, assim como o chocolate é na Páscoa. O amendoim é usado em diversas receitas típicas juninas, como pé de moleque, paçoca, pralinê, canjica, entre outras, sendo um ingrediente essencial e muito apreciado nessa época do ano, em todas as regiões do Brasil”, explica Ubiracy Fonsêca, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas – Abicab (ver entrevista com o dirigente ao fim dessa reportagem).

Santa Helena

Santa Helena

Com forte presença no mercado de doces e confeitos à base de amendoim, a Santa Helena Alimentos, que tem 81 anos, 1,2 mil colaboradores, um complexo industrial de 11 mil metros quadrados em Ribeirão Preto (SP) e uma beneficiadora de amendoim de 146 mil metros quadrados em Dumont (SP), criou este ano uma série de ações de marketing para o período, a começar pela campanha promocional “Toda Festa Junina Tem”.
A ideia é despertar no consumidor a conexão com as tradições da época. O fio condutor da iniciativa é o cordel, manifestação cultural originada no Nordeste e que utiliza poemas escritos em linguagem popular. A campanha terá participação do cordelista cearense Bráulio Bessa e destaca as semelhanças e diferenças das festas juninas em cada região do Brasil. Além de filme publicitário, a iniciativa conta com ações promocionais no e-commerce, nos pontos de venda físicos, nas redes sociais e em grandes festas juninas pelo país.
Respondendo por quase 25% do consumo de amendoins no Brasil e dona de marcas consagradas, como Mendorato, Amindus, Crokíssimo, Troféu e Cuida Bem, esta última voltada a consumidores preocupados com saúde e bem-estar, a Santa Helena ativará nas festas juninas deste ano uma campanha específica para a marca Paçoquita. A ideia é mostrar as possibilidade do produto nas comemorações e brincadeiras típicas da época, como o correio elegante. Para isso, as redes sociais da marca explorarão uma campanha batizada de Xaveco Elegante de Paçoquita, que tem participação da atriz e comediante Júlia Rabello. Vestida de cupido, ela vai interagir com os internautas e ajudar a escolher as melhores cantadas.

PaçoquitaLoja itinerante

Também de olho nas festas juninas deste ano, a Santa Helena criou para a marca Paçoquita uma loja itinerante que está percorrendo o estado de São Paulo, com passagens pelo Shopping Center Aricanduva, na zona leste da capital, e pelo Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto. Em agosto e setembro, a loja itinerante vai para o Shopping Center Norte, na zona norte de São Paulo, e em outubro e novembro para o Shopping União Osasco, que fica na Grande São Paulo.
Breno Carvalho, gerente executivo de marketing e merchandising da Santa Helena, destaca que o conjunto de ações foi desenvolvido para “despertar o encantamento e as melhores lembranças da época junina”. “É uma homenagem da Santa Helena às tradições de cada localidade”, ele diz, acrescentando que a ideia é se aproximar dos consumidores de forma agradável e empática.
Para isso, a Santa Helena também estará presente em grandes festas juninas do país, como a do Clube Pinheiros, em São Paulo, a Cidade Junina, de Belo Horizonte, e a da Estação Ferroviária, em Caruaru. Já em Ribeirão Preto, a empresa estará presente no Parque Gloob Super Jump, com barracas decoradas para o Arraiá do Quito, como é chamado o mascote da marca Paçoquita.

LobitsMilho de Ouro

Especializada na produção de snacks à base de milho e trigo, a paulista Milho de Ouro, que está no mercado desde 1992, tem produção mensal de 60 toneladas e presença em 17 estados do país com as marcas Lobits e Tira Teima, também planejou ações especiais para aproveitar as festas juninas deste ano. A empresa apresentou em edição limitada dois novos sabores para a linha Lobits: Hot Dog e Paçoca. Em porções de 70 gramas, os snacks serão distribuídos de junho a agosto.
“Implementamos o que há de melhor no mercado global de aromas para o desenvolvimento destas duas versões de Lobits. O resultado realmente está incrível e estamos animados com a chegada do produto ao ponto de venda e por trazer esta inovação aos nossos consumidores”, diz Pedro Rodrigues, diretor da Milho de Ouro.

PettizDori

Fundada há 55 anos e dona de tradicionais marcas de confeitos e snacks de amendoim, nas festas juninas deste ano a Dori Alimentos está redobrando a aposta em produtos de alto valor agregado e com apelo de saudabilidade. É o caso de duas novidades da sua linha Pettiz: os amendoins crocantes recobertos com gergelim e linhaça e com quinoa e amaranto. Considerados super alimentos por suas qualidades nutricionais e benefícios funcionais, os grãos são aplicados na casquinha do amendoim “tipo japonês”. A Dori também fechou uma parceria com a Tabasco, tradicional fabricante de molhos de pimenta. A aproximação entre as duas empresas resultou em uma linha de amendoins torrados picantes disponível em embalagens que vão de 40g a 320g.
Esse tipo de diversificação do mix foi apontado pela empresa como um dos principais responsáveis pelo excelente desempenho financeiro de 2022, quando a receita bruta e o EBITDA (sigla em inglês para ‘lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização’) registraram crescimento de respectivamente 25% e 26%, cravando as marcas de R$ 1,56 bilhão e R$ 166 milhões.
Afora o bom trabalho da equipe de vendas e trade, Ronald Domingues, CFO da Dori, também atribui os bons resultados a uma bem executada estratégia de reposição de custos e de lançamentos em embalagens menores – que oferecem rentabilidade e preço mais acessível. “Avançamos significativamente em lançamentos, principalmente de snacks de alto valor agregado. Somente em 2022 lançamos mais de 80 SKUs (MI) e encerramos o ano com um total de 340 SKUs ofertados no mercado interno”, revela o CFO.

Festa Junina 2023

 

 

Sazonalidade

Empresa de inteligência e análise de dados, a Scantech divulgou um estudo sobre tendências de consumo nas festas juninas e sobre como os supermercados e atacarejos podem aproveitar essas oportunidades sazonais. De acordo com o levantamento, o acréscimo de vendas concentra-se do fim de maio ao meio de julho e contempla produtos como amendoim, milho, doces industrializados prontos, canjica e pipoca para microondas. O estudo também indicou variações de preços de mais de 30% nesses itens durante o período.
De olho nessas oportunidades, o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria (Sindpan) preparou para este ano a campanha São João de prêmios é na padaria. A partir de compras no valor de R$ 25, os clientes das padarias participantes concorrem a cestas de comida típica, um iPhone 13 e a smart TVs. A campanha começou em 15 de maio e vai até 15 de julho.
Alex Martins, presidente do Sindpan, informa que as festas juninas aumentam em 20% o faturamento das padarias. “É um momento em que o setor de alimentação investe nos cardápios e na decoração. As padarias ficam decoradas com bandeirolas, trajes juninos e muito arrasta-pé. Existe uma variedade de produtos no cardápio que remetem à data, como bolo de milho, pé de moleque e pratinhos.”

AssaíAssaí

Com 48 anos de história, operação em 23 estados mais o Distrito Federal e mais de 260 lojas distribuídas pelo Brasil, o Assaí Atacadista anunciou que este ano vai patrocinar o Festival Folclórico de Parintins. Equivalente em tradição cultural – e em vendas – às festas juninas do restante do país, o evento típico da região Norte acontece entre os dias 30 de junho e 2 de julho e estima atrair cerca de 100 mil turistas. Expoente da arte nativa inspirada nas culturas cabocla e indígena, o Festival de Parintins é conhecido por contar com duas agremiações folclóricas: Boi Garantido e Boi Caprichoso.
“É uma honra apoiar este tradicional festival, que é uma das mais importantes manifestações culturais de uma região tão querida por nós. No Amazonas, contamos com três lojas em funcionamento e este patrocínio reforça ainda mais o nosso compromisso em incentivar os mais distintos eventos culturais e a nossa regionalização nas localidades onde estamos presentes”, afirma Wesley da Silva, diretor regional do Assaí Atacadista.
Além das três unidades no Amazonas, a rede de atacarejos conta conta outras 14 lojas na região Norte. “A chancela do festival nos torna ainda mais próximos dos clientes e consolida a marca com novos públicos, em um momento de enorme alegria”, descreve Wesley, lembrando que no ano passado o Assaí foi um dos principais apoiadores do São João de Campina Grande, na Paraíba, e do São João do Reencontro, em Caruaru.

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