Pisando fundo

Entre os múltiplos projetos em curso para acelerar o crescimento, a Mondelez International cogita ingressar em novas categorias de alimentos e adquirir empresas no Brasil e no mundo. O plano inclui o reforço de algumas marcas, com ampliação da linhas de guloseimas e atuação mais forte em vendas online. Para essa tacada, em particular, a companhia encomendou uma pesquisa inédita sobre os hábitos de compra online dos brasileiros (ver à pág 12).

Fruto da cisão na Kraft Foods em 2012, a Mondelez incorporou as marcas de confeitos mais conhecidas internacionalmente, enquanto a Kraft ficou com o mercado norte-americano e, em 2015, se fundiu com a Heinz, originando a Kraft Heinz. Depois de seis anos de operação, a companhia considera que possui musculatura para tocar um plano para acelerar o seu ritmo de crescimento, observa Grazielle Parenti, diretora de assuntos corporativos e governamentais da Mondelez Brasil. “O país é hoje a quarta maior operação da companhia no mundo e a expectativa é que sejamos relevantes no seu avanço global”, frisa a executiva. No ano passado, reporta ela, o Brasil respondeu por 6,4% da receita global de US$ 25,9 bilhões da Mondelez.

Conforme Grazielle, a companhia analisa oportunidades de aquisições no país e no exterior. O importante, frisa ela, é que a Mondelez está conferindo poder às subsidiárias para tomar as decisões envolvendo investimentos e expansão em cada mercado. Parte dessa ampliação se dará com a entrada em novas categorias e sacadas como a criação de biscoitos com chocolates da Lacta. Neste ano, a empresa introduziu uma linha de sorvetes com a marca Oreo, desenvolvido pela Froneri, uma joint venture da Nestlé e a britânica R&R. “A ideia é desenvolver produtos e entrar em novas categorias por meio de parcerias”, argumenta a executiva. A Mondelez, acrescenta ela, pretende reforçar principalmente as vendas de marcas locais no Brasil, como Lacta, Club Social e Tang. Esse reforço será feito com inovações no portfólio e ampliação de linhas existentes com mais formatos.

Globalmente, a Mondelez fixou como metas um aumento na receita líquida orgânica (excluindo a variação cambial) de, no mínimo, 3% ao ano. A meta é ser líder global nas categorias de lanches (snacks) doces e salgados. Segundo dados da Euromonitor International, no mundo, a companhia lidera a área de biscoitos doces, com 15,5% de participação. Em salgadinhos é a terceira colocada, com 3,2%; e em chocolates e doces é a segunda, com 11,7%.

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