Panetones e os novos nichos de mercado

O consumo de panetone no Brasil não só revela uma curva ascendente, mas também penetração e vendas que extrapolam festas natalinas ...

O consumo de panetone no Brasil não só revela uma curva ascendente, mas também penetração e vendas que extrapolam festas natalinas. A cada ano eles vem com recheios e coberturas cada vez mais criativos e ganharam até apelo gourmet, exibindo assinaturas que fazem o produto ser comercializado a preços quase estratosféricos. Para entrar nesse clima, as empresas estão abusando da criatividade para criar novos sabores e recheios e até transformaram o bolo em snack para se diferenciar e conquistar o consumidor.
Na realidade, o panetone está se firmando como um item a ser presenteado e, graças à imensa oferta de tipos e sabores e aos diferentes níveis de sofisticação, ele tem conquistado mais consumidores e cada vez mais cedo. No ano passado, ao contrário do que acontecia até 2020, as compras começaram em outubro e, neste ano, em setembro.
Segundo estudo da Kantar de novembro de 2021 a janeiro de 2022, em comparação com o mesmo período anterior, a categoria ganhou mais compradores, e a penetração passou de 52,4% para 65,3%, o que representa um aumento de 24,6%, ou seja, mais de 7 milhões de novos lares.
O destaque ficou para o volume de panetones presenteados no último final de ano, que representou 36,4% da importância da categoria nesse período. A penetração de panetones para presente passou de 19,7% para 32,9% pontos, quase 8 milhões de novos lares para a categoria.
A região que mais se destacou em panetones presenteados foi o interior de São Paulo. Entre os tipos do produto, os com gotas de chocolate representam 41%, os de frutas cristalizadas 33% e os recheados 25%. O perfil de consumidores que mais se destaca quando o assunto é panetones presenteados é a classe média e mais sênior.
O consumo per capita do país é de 440 gramas/ano, o equivalente a um panetone inteiro. É metade em relação à Itália, país de origem da receita, mas, considerando-se o tempo em que em que o alimento está na mesa dos italianos, o alcance brasileiro é extraordinário.
Conforme a pesquisa, os desafios para a continuidade desse crescimento são o gasto por viagem ao ponto de venda, que caiu 13,9%, e a frequência de compra, que diminuiu 5%. E ainda que o preço médio esteja somente 1,2% mais alto, o gasto por comprador despencou 18,5%. O preço médio unitário aumentou 15% apenas neste último trimestre, porém o ticket médio caiu 1%.
De olho no aumento do consumo e na Copa do Mundo, a maioria das empresas do setor decidiu antecipar a produção por conta da competição que vai coincidir com as festas de fim de ano. Várias marcas aproveitaram, inclusive, o campeonato para lançar panetones temáticos, como a Bauducco, líder absoluta deste mercado com 47% de participação, que apostou no Chocottone Maxi Copa do Mundo com confeitos verde-amarelos e até na mudança da cor do logo para verde (veja matéria sobre linha de panetones da marca).
Segundo a ABIMAPI – Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados de novembro de 2021 a janeiro de 2022 o setor faturou cerca de R$ 806 milhões e foram vendidas 47,8 mil toneladas de produtos totalizando um aumento de 3,9% em valor e 21% em volume de vendas quando comparados com o período anterior que contabilizou R$775 milhões e 39,5 mil toneladas.
Para este ano, a expectativa é de crescimento, porém, com o cenário de inflação e bolso mais apertado, o consumidor deverá fazer escolhas e isso irá gerar desafios de ticket. “O cenário econômico não está favorável para o consumidor, mas esperamos que a categoria cresça cerca de 5% em faturamento e 3% em volume de vendas no período sazonal que vai de novembro de 2022 a janeiro de 2023”, afirma Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI.

 

Bauducco: 70 anos e enxurrada de novidades

Maior fabricante de panetones do mundo, a Bauducco reservou um arsenal de novidades para 2022, quando completa 70 anos de mercado. A lista é extensa. A empresa, por exemplo, uniu o Natal e o futebol e lançou na linha Maxi de Chocottone®, produto inspirado no campeonato de futebol mundial. A inovação exibe embalagem estampada com ícones de torcida e une a massa de fermentação natural com recheio de gotas de chocolate, sob cobertura de chocolate branco e confeitos verdes e amarelos.
Outra aposta é o Pandoro®, bolo italiano em formato de estrela, com aroma de baunilha e massa de Panettone que agora vem um QR Code na embalagem para o consumidor acessar a Cozinha Bauducco e encontrar receitas e dicas para deixar o produto mais gostoso.
Com o objetivo de atrair novos consumidores, a marca também segue apostando nas versões míni dos tradicionais Panettone e Chocottone®, Panettone Salgado e o Mini Chocottone® de M&M’s e, como opções de snacks, traz a linha Panettone e Chocottone® Bites, com pedaços no tamanho de uma mordida, mergulhados em chocolate ao leite.
A Bauducco oferece ainda a linha Chocottone® Maxi, com gotas de chocolate e recheio na massa, além da cobertura. A novidade deste ano é a volta do sabor Chocolate com Avelã ao portfólio.
Para atender o nicho de presenteáveis, a empresa oferece uma linha com embalagens sofisticadas e ingredientes premium. As latas de Panettone e Chocottone® chegam com design design moderno e elegante e a linha Speciale apresenta uma nova receita do panettone de limão-siciliano e uvas brancas, que se unem a uma cobertura açucarada com amêndoas. O sabor de frutas e damascos também segue no portfólio de 2022.

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