Pacote vencedor

Segunda maior fabricante de biscoitos do Brasil (atrás apenas do grupo M.Dias Branco) a Marilan quebra a estagnação nos projetos de investimento em produção incorporando sistemas de embalagem automatizados da Cama Group. Instalados na unidade de Marília (SP), três equipamentos da marca seguiram para expansão do sistema de encaixotamentos dos pacotes de biscoitos, sendo um de carregamento lateral e outros dois com carregamento superior, informa Ecio Vidotti Filho, diretor industrial da Marilan. Os três equipamentos, acrescenta ele, possuem armadoras de caixas incorporadas às máquinas, sendo uma delas flexível, possibilitando a utilização de caixas em tamanhos para 20, 24 e 27 pacotes. Segundo Vidotti, esse projeto de modernização do sistema de embalagens contou com consultoria da Carlos Wanderley, representante da Cama Group no Brasil e responsável pela comercialização, entrega, instalação e treinamento para a utilização dos equipamentos. “Desde o início dos projetos, a Carlos Wanderley mostrou ser uma excelente parceira”, elogia o diretor.

Com objetivo de maximizar o sistema de embalagem e ganhar cada vez mais eficiência operacional, a Marilan adquiriu as máquinas para as linhas de produção dos biscoitos Maizena e Pit Stop, sendo estas unidades de carregamento robótico modelo IT285. O terceiro equipamento, modelo IN218 Horizontal RSC de carregamento robótico, seguiu para a linha de biscoitos Cracker. Além de automáticas, as duas máquinas Cama incorporam controlador lógico programável (CLP) e tela sensível ao toque para carregamento de produtos em caixa dobrável de papelão tipo RSC, observa Vidotti Filho. Com velocidade de produção de 10 unidades por minuto, o modelo exibe cabeçote de coleta de produtos e robô duplo de dois eixos para abastecimento pelo topo das caixas, detalha o diretor industrial. “Também traz esteira de aceleração de entrada e dispositivos de contagem e agrupamento de itens, por meio de duas esteiras com múltiplos berços e dispositivo de identificação de caixas com espaço a ser preenchido”, assinala o executivo. Ele enfatiza ainda que o sistema faz a selagem das caixas com fita adesiva e rejeita de forma automática a saída de embalagens abertas.

A máquina utilizada na linha de crackers, por sua vez, promove o encaixotamento automático horizontal e fechamento das caixas. Ela apresenta sistema armador de caixas de papelão e faz a inserção de produtos nas embalagens. Bastante flexível, o modelo permite o uso de três formatos diferentes de caixas e traz velocidade máxima de alimentação de nove caixas por minuto. Possui esteira transportadora de produtos com recurso de convergência de três para uma linha e cuida da selagem das caixas por fita adesiva, além de rejeitar de forma automática a saída de caixas abertas, complementa Vidotti Filho.

Nova fábrica
Fundada há 62 anos, a segunda maior fabricante de biscoitos do Brasil exporta para mais de 50 países, entre eles Uruguai, Colômbia, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos, Portugal, Japão, Angola e Moçambique, entre tantos outros. Com um parque fabril de 53 mil metros quadrados em Marília e outra unidade fabril em construção no município de Igarassu (PE), a Marilan conta com 21 linhas de fabricação e capacidade em torno de 220 mil toneladas por ano, produzindo aproximadamente1,4 milhão de pacotes ou 80 milhões de unidades de biscoitos diariamente, dimensiona o diretor industrial. São mais de 100 itens no portfólio, entre biscoitos salgados, doces, amanteigados, rosquinhas, recheados, infantis, wafers, moldados especiais, cookies e também itens como torradas, chocolates e snacks. Com processo de automatização cada vez mais amplo, a fábrica funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Com a aquisição das soluções da Cama Group, a Marilan ganha competitividade para apoiar sua forte fase de expansão geográfica e ampliar o volume de produção a fim de atender o Nordeste brasileiro. Para isso, a empresa está investindo em uma nova unidade em Pernambuco. “A nova fábrica em Igarassu terá objetivo principal de atender de maneira mais eficiente toda a região, um mercado consumidor importante do segmento alimentício e que responde por cerca de 30% do consumo nacional de biscoitos”, aponta Vidotti Filho. Segundo o executivo, as soluções da Cama Group agregaram valor aos negócios por permitirem maior eficácia operacional ao sistema de embalagem e, consequentemente, ganhos junto ao mercado nacional e internacional, com produtos embalados de forma mais uniforme e padronizada. “O manuseio adequado e cuidadoso de produtos sensíveis como biscoitos é um diferencial indiscutível dos equipamentos da Cama Group”, assinala ele.

Vlamir Barriento, gerente de manutenção e segurança do trabalho e meio ambiente da Marilan, destaca que a escolha da Cama Group deveu-se à simplicidade de uso e operação dos equipamentos, aos seus recursos de segurança, à sua flexibilidade de operação com diferentes formatos de caixas e também por tratar o produto com muito cuidado, pois biscoitos são, por natureza, extremamente delicados. “As soluções são seguras, intuitivas, bem fáceis de usar e operar e conseguem prover maior uniformidade dos produtos, assim como eliminar o risco de falhas na etapa final do processo de embalagens”, conclui. ■

Deixe um comentário