Os sabores do ano

Todo começo de ano é marcado pela busca por novidades. Para inovar na ala de alimentos e bebidas, é fundamental renovar a oferta de sabores que possam incrementar os desenvolvimentos. Entre as cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países – inclusive o Brasil – a nipônica Takasago participa anualmente de eventos e feiras do setor dentro e fora do país para se inspirar e auxiliar a indústria a entregar experiências únicas para o consumidor, pontua Rafaela Bedone, gerente regional de marketing de Consumer Insights & Market Research da Takasago International. Na entrevista a seguir, ela aponta algumas das tendências em sabores para os quais tanto a indústria alimentícia quanto os consumidores deverão ficar atentos neste ano.

Rafaela, da Takasago: não basta ser só saudável. O sabor também é um fator relevante.

DR: Como a Takasago chegou aos sabores icônicos do mundo?
Rafaela: Essa é uma tendência que explora sabores típicos e proporcionam uma verdadeira viagem gastronômica por diferentes países e culturas. As culinárias em ascensão vêm de países do Oriente Médio, com pratos como Eggplant and Chickpea Stew, feito a partir de uma mistura de berinjela e ensopado de grão de bico; vêm do Marrocos, com os famosos doces artesanais; do Mediterrâneo, com os condimentos como o Ajvar; da Ásia, com os Pad Thai Rice Noodles, macarrões de arroz frito; e da África, com o Yassa, prato picante preparado com cebola e aves marinadas.

Quais outras correntes deverão estar em voga?
Rafaela: Podemos incluir entre as tendências para este ano a do “Além do açúcar”. Trata-se da dosagem do insumo nos alimentos e bebidas. Ser apenas doce já não é suficiente. O objetivo agora é misturar o açúcar com sabores salgados e apimentados. Os sorvetes e méis apimentados estão em alta. Também ganha força a corrente da “Valorização de sensações, texturas e formas”. O consumidor busca, cada vez mais, por diferentes sensações que possam causar prazer durante o consumo do alimento. Um exemplo é o Exploding Coal Chocolate, uma mistura composta geralmente de chocolate com arroz trufado e/ou pedaços de cookies, o que acrescenta uma textura diferenciada e prazerosa.

E no campo das fragrâncias, quais novidades para 2020?
Rafaela: É a vez dos sabores florais e apimentados. Os sabores florais e apimentados estão em crescimento no mercado. Podem-se destacar os de lavanda, flor de lótus, hibisco, pimenta-preta, lemongrass, canela e gengibre. Esses aromas podem ser encontrados em diferentes produtos, como refrigerantes de pink peppercorn, chocolate com rosas e pistache, chá com lavandas etc. Também intensifica-se a onda das diferentes combinações. Trata-se da tendência de inovar na mistureba. Já pensou nos diferentes sabores que podem ser criados a partir da mistura de ingredientes? Um exemplo é o Milky Soda, composto pela mistura de refrigerante com leite. Além disso, tem o sorvete com frosé (drink rosa claro), águas saborizadas com vinho, refrigerante de café etc.

Também encorpam a lista soluções inspirados no “menos é mais”?
Rafaela: Sim, temos por exemplo a corrente “Natural e simples”. E uma das tendências para este ano são os alimentos pouco processados. Eles trazem um certo conforto aos consumidores, que sabem exatamente o que estão consumindo. Exemplos são as águas alcalinas e os fruit chips, “salgadinhos” feitos com frutas. Já no campo dos alimentos funcionais, entram calmantes, energizantes e formulações que ajudam a controlar o humor. A preocupação com a saúde vem norteando a indústria alimentícia. Os principais objetivos são combater o envelhecimento, proporcionar mais energia e pele e intestino saudáveis. Águas infundidas, barras energéticas e águas de coco funcionais prometem ser grandes sensações. Também avançam os alimentos fermentados. Principalmente por ajudar a manter o intestino saudável. Podem-se destacar produtos como o Crème Fraîche, laticínio de origem francesa proveniente da fermentação bacteriana de nata ou creme de leite pasteurizado e os Picles de Limão, condimento comum na culinária do subcontinente indiano e no norte da África. Bebidas feitas com vinagres também estão em evidência, como o Sparkling Drinking Vinegar, feito com vinagre de maçã e produtos orgânicos.

Como a preocupação com a sustentabilidade impacta a atual oferta de insumos?
Rafaela: Os consumidores não buscam apenas comidas saudáveis para cuidar do corpo, mas também produtos sustentáveis que possam contribuir para a preservação do meio ambiente. As alternativas são variadas como, por exemplo, leite de aveia, ketchup de beterraba, chips de alcachofra etc. Às vezes, não basta ser só saudável. O sabor também é um fator relevante. Alguns sorvetes e macarrões estão sendo feitos à base de vegetais e com menos açúcar, sendo mantidos os sabores característicos. Outras opções são os chocolates com sal marinho e os smoothies de frutas. Todos apresentam a combinação perfeita do sucesso gastronômico: saudável e gostoso. ■

Deixe um comentário