Os recordes da Apas 2023
A 37ª edição da APAS SHOW, realizada entre 15 e 18 de maio, bateu recorde de visitações nos cinco pavilhões da Expo Center Norte, em São Paulo. Com um total de 137.487 visitas, houve um aumento de 23,3% em relação a frequência da edição de 2022, que fechou com 111,5 mil.
O evento, considerado a maior feira do setor supermercadista do mundo e a maior entre Alimentos e Bebidas das Américas, arregimentou mais de 850 expositores, dentre esses mais de 200 internacionais e um dos destaques, confirmando a tendência dominante hoje no mercado, foi a área dedicada aos produtos orgânicos, naturais e saudáveis, nomeados como Fresh Farm e Natural Station. O volume de negócios durante os quatro dias de eventos também superou os valores de 2022 em 13,8%, atingindo a marca de R$ 14 bilhões. A Conexão de Negócios, um espaço exclusivo para reuniões privativas entre empresários e executivos das empresas participantes foi responsável direta por parte de transações da feira.
Os estandes da Nestlé e da Heineken foram os grandes destaques do prêmio Stand APAS SHOW Popai – que homenageou os melhores estandes nos critérios: melhor conceito de estande, melhor ação promocional, melhor visual merchandising, melhor comunicação visual e melhor estande sustentável, trazendo também como novidade a premiação de melhor conceito de estande para as montadoras, além da premiação em NTF.
O Congresso de Gestão, que ocorreu em paralelo à feira, debruçou-se sobre o tema “Supernova expanda o seu futuro”, uma metáfora entre a explosão de uma estrela em milhares de pedaços e o surgimento de novas estrelas e galáxias e a hiper segmentação do varejo, dando origem a outros formatos e canais de vendas, conforme explicou o norte-americano Lee Peterson, autor deste conceito e um dos palestrantes do evento. O congresso foi realizado em três dias, na parte da manhã, e contou ainda com a participação de 98 palestrantes, entre eles, a britânica Kate Ancketill, que desvendou as possibilidades de negócios supermercadistas para o futuro.
Outro recorde da APAS SHOW 2023 ocorreu durante a tradicional arrecadação de alimentos do evento. Neste ano, foram 48 toneladas recolhidas, a maior da história da feira. Na edição anterior foram 16,8 toneladas. A dinâmica deste ano favoreceu uma maior arrecadação, já que, pela primeira vez, os alimentos começaram a ser recolhidos no início do ano. Antes mesmo do começo da feira, no dia 15, a APAS SHOW já havia contabilizado 23,7 toneladas de alimentos. Durante os quatro dias de evento, foram mais 24,3 toneladas. Os alimentos arrecadados foram distribuídos para o Instituto Amigos do Bem, Associação Prato Cheio e Programa Mesa Brasil – que possuem trabalhos sociais com famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social – e para a Comunidade Zarchi Narchi, população carente que habita o entorno da Expo Center Norte. ■
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.