O mapa do sabor

De nostálgicos a produtos saudáveis, as principais correntes em alimentos e bebidas para o Brasil e os principais ingredientes que influenciam a demanda em todo o mundo

Recém-saído do forno, o relatório Global Taste Trends 2021 da Kerry, empresa global especialista em nutrição e sabor (taste and nutrition), analisa como as tendências de sabores estão se manifestando em todo o mundo e ganhando vida por meio da inovação. Trata-se de uma revisão anual das macrotendências mais impactantes para alimentos e bebidas em todo o mundo, que é realizada pelos especialistas da companhia irlandesa e visa identificar e entender as tendências de sabor de cada região e país, esclarece Roberta Viglione, gerente de marketing de Taste para a Kerry Latin America. O relatório, acrescenta ela, mapeia os principais sabores na América do Norte, América Latina, Europa e região da Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África, ressaltando como eles variam e viajam através dessas regiões.

Roberta, da Kerry: rotina de cozinhar leva o consumidor a experimentar sabores que trazem emoção e gostos internacionais.

Segundo Roberta, foram identificadas sete principais tendências para o Brasil e Cone Sul (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai), começando pela Nostalgia. “Aumentada pela pandemia, os consumidores estão em busca de alimentos e bebidas reconfortantes, sabores nostálgicos e clássicos que são familiares e desejáveis por toda a família”, explica a especialista, exemplificando com algodão doce, brigadeiro, brownie, cereja, cookie, churros, groselha e tutti-frutti. Em Sabores Sazonais, segue ela, as pessoas passaram a esperar edições limitadas de seus produtos favoritos associadas à estação do ano ou datas comemorativas. Sabores populares, um passeio pelos sabores familiares preferidos ou novos sabores deixam os consumidores ansiosos. Apesar da pandemia, a excitação em torno de itens sazonais continua e dá aos consumidores os meios para quebrar a monotonia. Entre os exemplos, café mocha, cookies & cream, cravo da índia, maçã com canela e panetone.

A tendência Sabores Tentadores nota que, em um mercado consumidor cada vez mais social e digital, alimentos e bebidas visualmente impactantes dão origem a novos sabores, texturas e inovação de ingredientes. Açaí, beterraba, clorofila, lemon pepper, pink lemonade, spirulina e piña colada se encaixam nesta corrente. Em Exploração de Sabores, com ou sem restrições de viagem em função da covid-19, os consumidores continuam seu amor por viajar através de suas papilas gustativas. Eles buscam culinárias autênticas e acessíveis de países, regiões e localidades distintas, sejam de origem local ou internacionalmente inspiradas. Ilustram essa tendência itens e receitas como arrabiata, creme brulée, feijoada, guacamole, habanero, limão siciliano, merken, pisco sour e tiramisú.

Outra corrente regional do Cone Sul foi identificada como Sabores Inovadores. São sensações originais e desconhecidas que despertam a curiosidade do consumidor, seja a partir de fantasia, mistério ou desejo de familiaridade com sabores desconhecidos de extensões de produtos ou de edições limitadas. Nesse compartimento incluem-se o alho negro, cajá, ginger ale, lichia, moscow mule, romã, umbu e wasabi.

Em Dulçor Aceitável, os consumidores mostram-se cada vez mais focados em gerenciar o consumo de açúcar, aderindo a produtos que anunciam menos açúcar, dulçor reduzido e alternativas ao açúcar de rótulo limpo, a exemplo do açúcar do coco, cacau, canela, mel e xilitol. Já na tendência Healthy Halo os consumidores estão interessados em ingredientes e sabores que proporcionam não apenas uma experiência de sabor agradável, mas também sensíveis benefícios de saúde e funcionalidades. Este foco aumentou drasticamente durante a covid-19, à medida que as pessoas recorrem a soluções que apoiam seus objetivos de saúde imediatos e de longo prazo, observa Roberta, exemplificando com ingredientes como alho, alho-poró, cardamomo, chá verde, cúrcuma, gengibre, guaraná, hortelã, laranja, limão, manjericão e rosa. No Brasil e Cone Sul, os consumidores estão explorando sabores como habanero e guacamole, e nos EUA, procuram o creme irlandês, bem como o BBQ coreano, comenta a gerente. Os consumidores que anseiam nostalgia no México procuram (taco) al pastor e tamarindo, enquanto na região Ásia-Pacífico sabores como lichia e manga verde trazem conforto.

“Os mais aventureiros buscam explorar diferentes opções, novos pratos exóticos, novos cheiros, novas experiências que lhes permitam viajar através de seus sentidos e conectar-se com outras regiões e culturas”, observa Roberta. Os sabores étnicos, continua, aceleraram na América Latina e já se começa a ver mais variedade em pimentas como habanero, arrabiata e morita chili, assim como na cozinha internacional, molhos como thai, mediterrâneo, teriyaki e chimichurri. “Imposta pelo distanciamento social, a rotina diária de cozinhar em casa convida o consumidor a experimentar novos sabores que trazem emoção e gostos internacionais”, comenta a executiva. ■

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