Missão da liberdade
Sob a coordenação da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), 14 empresas do setor seguiram em março para os EUA com foco na promoção de alimentos livres de (free from). Participante do projeto Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, bancado em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a comitiva conta com apoio do Consulado Geral do Brasil em Los Angeles. “O conceito free from remete aos alimentos desenvolvidos para indivíduos que possuem alguma restrição alimentar, seja por questões de saúde – como celíacos – ou pessoas com intolerância à lactose, por exemplo, ou que por opção própria resolveram adotar este tipo de dieta”, destaca Cláudio Zanão, presidente executivo da entidade, acrescentando que trata-se de uma tendência ainda incipiente por aqui mas que, nos Estados Unidos, já é 6,4 vezes maior do que no Brasil. “Só em 2018 o nicho gerou cerca de US$ 109,7 bilhões, 25% do total mundial em valor”, crava o executivo.
Na oportunidade, além de exibir os portfólios, as associadas participam de uma rodada de negócios com compradores de alimentos free from e da Natural Products Expo West, maior feira global do segmento, prevista para Anaheim, na Califórnia, principal região de desenvolvimento da categoria de produtos especiais nos EUA. Primeira iniciativa internacional da Abimapi dedicada a empresas do setor aptas a exportar alimentos para dietas restritivas, a missão empresarial reuniu entre os participantes as indústrias Araunah, Bifum, Fhom, Granó, Maricota, Marilan, Toscano & Sarchis, Vitalin, BM7 Global, Copra, Dom Amazoon, Santa Helena, Stevita e Vapza.
Troca da Guarda
Eleita em janeiro, a nova diretoria Abimapi ficou assim definida: Ronaldo Wickbold, diretor industrial de operações da Wickbold e atual presidente da categoria de pães e bolos industrializados, acumula o cargo de diretor-presidente da associação. Francisco Marcos Dias Branco, conselheiro vice-presidente comercial corporativo da M Dias Branco, assume a categoria de biscoitos e Roberto Proença de Macêdo, presidente do conselho da J.Macêdo, fica à frente do setor de massas alimentícias. Na vice-presidência, a entidade conta com Aldo Mouchard (Santa Amália), Allan Grabarz (Mondelez), Celso Maia Junior (Vitamassa), Cristiane Lopes (Pepsico), Flavio de Souza (Nestlé Brasil), Hiroshi Takabatake (Nissin Foods) e João Praça (Cassini). Por ocasião da Assembleia Geral Extraordinária que definiu os novos membros, foram prestados agradecimentos aos ex-presidentes Alexandre Colombo (Piraquê) e Vicente Barros (Santa Amália), bem como a todos os vices atuantes nos últimos quatro anos.
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