Mesmo com pandemia

Fornada ainda quente de pesquisa da Nielsen capta o cenário atual do setor de biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos industrializados, sinalizando as tendências pós-covid-19. As informações do desempenho das categorias referentes ao primeiro quadrimestre de 2020 revelam que os segmentos juntos movimentaram R$ 9,6 bilhões, 4,9% acima do valor alcançado no mesmo período do ano anterior (R$ 9,1 bilhões), resultado impulsionado principalmente por aumento de preços.

Apesar das expectativas positivas de recuperação da economia no início do último ano, 2020 aponta um crescimento tímido pelo cenário de pandemia da covid-19, a alta do dólar e instabilidade política, sintetiza o levantamento da Nielsen. Apesar da resistência dos juros, a redução de desemprego e o crescimento da renda total impulsionaram o consumo das famílias, avalia Claudio Zanão, presidente da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados). “A expectativa é chegar ao final do ano com um crescimento de 3% a 5% em média, que já será um ótimo resultado para o setor”, contextualiza o executivo.

Daniela Toledo, diretora de atendimento da indústria de alimentos da Nielsen, ressalta que o consumidor tende a mudar de comportamento nas diferentes etapas da covid-19. A pesquisa, emenda ela, identificou seis etapas-chave sobre o comportamento do comprador (shopper), diretamente relacionadas às preocupações em torno do surto da pandemia. O Brasil está na fase cinco ( de vida restrita) caminhando para a próxima etapa nomeada de nova normalidade, indica ela. “Os passos oferecem sinais preliminares de padrões de consumo, particularmente para itens de abastecimento de emergência e suprimentos de saúde”, explica Daniela.

Para o futuro, completa a analista, o cenário será de retração. Por isso, diz, é importante se dedicar à revisão de metas, replanejamento do ano e repriorização de projetos, além de fortalecer os laços com o consumidor e pensar em estratégias de vendas que estimulem o shopper em sua jornada de compra, desde o momento da necessidade do produto até a conversão final da venda.

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