Mão na roda para confeitaria

Um dos sabores mais lançados em todo o mundo, o chocolate é ingrediente estratégico para diferentes categorias de alimentos e bebidas. A popularidade do cacau entre os consumidores aliada às dificuldades na cadeia produtiva e questões de sustentabilidade têm promovido oscilações de preço e distribuição, desafiando indústrias a buscarem alternativas para atender a alta demanda. Atenta aos movimentos de consumo e necessidades do mercado, a Duas Rodas desenvolveu o Utankakao, uma tecnologia 100% natural desenvolvida para ajudar na performance de produtos reduzidos em cacau, livre de alergênicos, de corantes e de GMO, informa Steven Rumsey, diretor de Inovação e Tecnologia da Duas Rodas.

A solução entrega atributos aromáticos de odor e sabor, além da acidez, amargor e adstringência característicos do cacau a diferentes categorias de alimentos, como biscoitos e misturas para bolos.

Para desenvolver a tecnologia 100% natural e clean label, uma equipe de especialistas da companhia pesquisou a função e a contribuição de cada substância presente no cacau para o seu sabor característico. Desde a seleção de matérias-primas, padrões, pesquisa e testes sensoriais, às etapas de criação e produção foram minuciosamente controladas.

“O Utankakao apresenta uma excelente performance, mantendo as características principais do produto padrão, além de conferir alta fixação de odor e sabor”, descreve Rumsey. Sem utilizar substâncias do próprio cacau e, portanto, sem dependência das oscilações inerentes ao ingrediente, a tecnologia oferece uma excelente alternativa à indústria e está totalmente alinhada aos movimentos de consumo que valorizam cada vez mais apelos de saudabilidade, naturalidade, sustentabilidade e indulgência nos alimentos, frisa o diretor.

Ele destaca que, além de oferecer uma nova tecnologia, o Utankakao tem sabor especial, uma vez que nasceu a partir de um processo interno de estimulo à criação envolvendo equipes de pesquisa e desenvolvimento de todas as unidades da Duas Rodas. A metodologia utilizada foi a de ideação, uma adaptação à utilizada em hackathons (eventos que reúnem desenvolvedores de software e designers de programação).

Deixe um comentário