Escola do transformador

Supridora de chocolates e coberturas incentiva empreendedorismo com cursos culinários
Sérgio Tango, presidente da Harald: expectativa de crescer 5% com as festas de fim de ano.

Entre as potências em chocolate e cobertura para food service no país, a Harald desenvolve em paralelo à atividade industrial uma programação educacional que visa formar e aperfeiçoar mão de obra para o setor chocolateiro nacional. Há anos a empresa oferece cursos profissionalizantes em parceria com atacados doceiros e lojas especializadas. Entre julho a setembro deste ano, a companhia realizou a campanha “Eu Só Quero Chocolate” em todo o território nacional, alcançando e beneficiando mais de 14 mil pessoas com aulas ministradas por culinaristas da marca. Com essas iniciativas, a Harald planeja incentivar o empreendedorismo de transformadores para a venda de produtos à base de chocolates e coberturas em ocasiões estratégicas como o mês do chocolate (agosto) e datas comemorativas. Para Sérgio Tango, presidente da companhia desde abril deste ano, preparar novos profissionais para o mercado de transformação é uma das missões da Harald. “Temos um time de especialistas em chocolates para transmitir todo o conhecimento às pessoas que querem trilhar uma nova carreira e ingressar em um segmento tão promissor quanto é o nosso”, frisa o executivo. Na entrevista a seguir, Tango anuncia a campanha de Natal da empresa e comenta a participação da Harald no mercado de chocolate.

DR – Como serão desenvolvidas as próximas atividades para aperfeiçoamento de transformadores?
Tango – Desde outubro, a companhia opera a campanha “Nosso desejo de Natal é chocolate”. A expectativa é realizar cerca de 930 aulas com foco em receitas típicas natalinas que requerem a utilização de produtos da Harald, a exemplo dos chocolates Melken e das marcas Top, Inovare e Confeiteiro. Com preços que variam entre R$ 5,00 e R$ 40,00, trocas por compra de produtos ou mesmo sem custo ao consumidor, os cursos apresentarão dicas e técnicas de como preparar receitas de doces e sobremesas com os nossos ingredientes. (Para mais informações sobre as aulas, a Harald disponibiliza o site fidelize.co/fidelidade-harald/aulas/inscricao).

DR – Como é hoje a atuação da Harald no mercado brasileiro?
Tango – A companhia é referência no mercado de chocolates e coberturas no Brasil e apresenta participação ampla e proporcional em ambos os mercados, no canal B2B (indústria e food service) e no atacadista (cash and carry e lojas especializadas).
Pretendemos intensificar as vendas em ambos os canais, B2B e atacadista, com campanhas e ações promocionais direcionadas para os transformadores e confeiteiros, que são o nosso público-alvo.

DR – Qual é a expectativa com a campanha de Natal?
Tango – A Harald trabalha fortemente na ativação de campanhas promocionais e cursos de chocolateria e cobertura durante todo o ano. Além de incentivar o empreendedorismo, a companhia apoia sustentabilidade social/econômica para geração de novos empregos e a transformação na vida das pessoas que buscam por uma mudança positiva em suas carreiras.
A campanha “Eu Só Quero Chocolate”, por exemplo, teve o objetivo de ensinar técnicas, fornecer receitas e reciclar os transformadores e foi implementada durante datas estratégicas e fortes em venda, como o Mês do Chocolate, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, e agora, para o Natal, entramos com a campanha “Nosso desejo de Natal é Chocolate”. No período das festas de fim de ano, a expectativa é aumentar as vendas em 5% com ativações e comunicações que direcionam o consumidor a conhecer e preparar receitas características dessa época do ano.

DR – Quais itens se destacam hoje no portfólio de chocolates e coberturas?
Tango – A marca Top é líder de mercado da linha de coberturas. O produto é bem avaliado pelos consumidores, para banhar e cobrir, apresenta qualidade no desempenho e rendimento, além de trazer o sabor do chocolate puro para as receitas.
No portfólio de chocolates, a Melken é o produto mais vendido, pois apresenta um chocolate nobre, com bom rendimento, snap (barulho na quebra), brilho, textura e sabor, de acordo com o paladar do brasileiro.

DR – Qual o alcance da campanha de Natal já em curso?
Tango – As aulas da campanha “Nosso desejo de Natal é Chocolate” serão ministradas em 320 estabelecimentos de 22 Estados. Cidades como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro concentram a maior quantidade de cursos e alunos que se tornam transformadores e entram para o mercado de chocolates e coberturas.

DR – Algum investimento em vista?
Tango – A Harald investe constantemente em melhorias de processos, otimização e produtividade nas fábricas, localizadas em Santana de Parnaíba e Marília, ambas no estado de São Paulo. Nos próximos anos, a companhia planeja manter a inovação perene e o controle e manutenção constante de padrão e foco em qualidade. •

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