Em sintonia com as medidas de prevenção adotadas no combate ao novo coronavírus, eventos como feiras e congressos de interesse do setor de confeitos (confectionery) estão sendo adiados. É o caso do 17º Congresso Internacional das Indústrias, promovido pelas duas principais entidades do setor – Abimapi e Abicab, associações setoriais de biscoitos/ massas e chocolates/candies, respectivamente – , inicialmente marcado para o período de 19 a 21 de março e agora remarcado para 17 a 19 de setembro, em Florianópolis (SC). Cláudio Zanão, presidente executivo da Abimapi, destaca que a decisão de adiamento foi prudente e necessária, como medida preventiva, por questões de segurança pública e conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) com o surto global de coronavírus. Além disso, durante os dias que antecederam o congresso, muitas empresas oficializaram a medida de vetar seus colaboradores de viajarem e participarem de eventos.
Também a Associação Paulista de Supermercados (Apas) adiou a 36ª edição da Apas Show, prevista para 18 a 21 de maio próximo. Em comunicado, a entidade afirma que a decisão foi tomada com base em decretos estaduais e municipais que determinam medidas de prevenção quanto à saúde pública por conta do Covid-19.
O evento do setor supermercadista será realizado em uma nova data, que ainda não foi divulgada pela associação e que “levará em conta o ciclo de evolução da doença”.
Na esfera internacional, a feira trienal Interpack 2020 que iria se realizar de 7 a 13 de maio, em Dusseldorf (Alemanha), foi adiada para o período de 25 de fevereiro a 3 de março de 2021. Trata-se da maior exposição global de tecnologia, processos, sistemas, máquinas e equipamentos para a indústria de confectionery. Segundo a Messe Düsseldorf , promotora do evento, a organização seguiu a recomendação da equipe de gestão de crises do governo federal alemão para considerar os princípios do Instituto Robert Koch, avaliando o risco de eventos. Baseado nesta recomendação e o aumento significativo recente no número de pessoas infectadas com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), inclusive na Europa, a Messe Düsseldorf avaliou de novo a situação. Além disso, há uma regulamentação geral emitida pela cidade de Düsseldorf no dia 11 de março de 2020, pela qual se proíbem os principais eventos com a presença de mais de 1.000 participantes ao mesmo tempo.