Dori comemora estratégia de diversificação do mix 

Ronald Domingues, CFO da Dori
Ronald Domingues, CFO da Dori: mais de 80 lançamentos em 2022

Fundada há 55 anos e dona de marcas de candies, confeitos e snacks de amendoim e chocolate como Pettiz, Gomets, Yogurte 100, Bolete, Deliket e Disqueti, a Dori Alimentos tem bons motivos para comemorar seu desempenho financeiro em 2022.

Em relação ao ano anterior, a receita bruta e o EBITDA (sigla em inglês para ‘lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização’) registraram crescimento de respectivamente 25% e 26%, cravando as marcas de R$ 1,56 bilhão e R$ 166 milhões. Outro importante indicador financeiro, o retorno sobre o patrimônio (ROE, na sigla em inglês) também teve desempenho robusto, alcançando 28,4%.

Ronald Domingues, CFO da empresa, afirma que os bons resultados foram sustentados por diferentes fatores, incluindo foco em produtos de maior valor agregado, bem executada estratégia de reposição de custos, lançamentos em embalagens menores – que oferecem rentabilidade e preço mais acessível -, além, claro, do trabalho da equipe de vendas e trade.

Lançamentos

“Avançamos significativamente em lançamentos, principalmente de snacks de alto valor agregado. Somente em 2022 lançamos mais de 80 SKUs (MI) e encerramos o ano com um total de 340 SKUs ofertados no mercado interno”, revela o CFO.

Com essa estratégia certeira, a receita líquida com sweet snacks, por exemplo, avançou 31%. No caso dos snacks de amendoim, o salto foi de 26%.

No corte por canal de distribuição, o varejo, carro-chefe nas vendas, faturou 25% a mais do que em 2021, saltando para R$ 692 milhões. Já no atacado a alta foi de 26%, para R$ 302 milhões.

Outros canais importantes, prossegue o CFO, são o de exportações e o de parceiros B2B – este último registrou aumento de faturamento de 85%, atingindo 6% da receita líquida em 2022.

“No canal de Parceiros B2B, exploramos novas receitas e novas parcerias, e no canal exportação continuamos vendendo para clientes em mais de 40 países com snacks da marca Dori e white lable”, comenta Domingues, informando que até o final do ano, a empresa estava presente em mais de 275 mil pontos de venda e que em 2023 a ideia é continuar a “executar uma forte estratégia de go-to-market”.

ESG

No âmbito da governança ambiental, social e corporativa (ESG), o executivo destaca que a Dori alcançou duas metas públicas relacionadas à gestão de água e de resíduos e tornou-se membro do Programa Brasileiro GHG Protocol, que desenvolve ferramentas de cálculo de emissões de gases do efeito estufa. Outro destaque na área foi a conquista da certificação AIB Internacional, que conferiu à planta de snacks de amendoim de Marília (SP) um novo aval de segurança e qualidade.

Imagem: divulgação

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