Centro de inovação da ADM tem planta piloto dedicada a snacks e guloseimas

Instalação oferece ingredientes naturais para indústrias de alimentos que querem surfar onda de saúde e bem-estar
Andréa Lunardini, líder da área técnica da ADM na América Latina, degusta drink não alcoólico criado por seu time de inovação: tecnologia a serviço das mudanças de hábitos de consumo
Presente no Brasil há quase 30 anos, a centenária multinacional norte-americana ADM (Archer Daniels Midland), que tem operações em diversos países e é conhecida por sua atuação nos mercados de soja, milho, nutrição animal e ingredientes alimentícios – incluindo aromas, extratos e proteínas – levou uma comitiva de jornalistas, da qual Doce Revista fez parte, para conhecer seu centro de inovações localizado em Hortolândia, no interior paulista.

Inaugurado em março de 2022 a partir de investimentos de US$ 4,7 milhões, o local conta com uma área dedicada exclusivamente aos mercados de snacks, confeitos, biscoitos, gomas, chocolates e guloseimas. Voltada a testes e desenvolvimento de soluções e ingredientes, a instalação funciona como uma planta piloto, simulando as condições reais de operação de uma indústria de alimentos, mas em uma escala reduzida.

Líder da área técnica da ADM na América Latina, Andréa Lunardini explica que o centro de inovações, que conta com 1200 metros quadrados de área construída e 28 funcionários, equipara-se tecnologicamente a outras instalações do tipo que a multinacional opera em países como Alemanha, Estados Unidos e China.

Localização estratégica

Situado na região de Campinas, o local conta com diferenciais como sala sensorial e centro culinário, onde os visitantes podem degustar alguns dos alimentos desenvolvidos pelo time de inovação, que conta com nutricionistas, engenheiros de alimentos e tecnólogos. Próximo de rodovias, aeroportos e universidades, a instalação foi concebida para ser um centro de inovações para toda América Latina.

“Estamos recebendo visitas de muitos clientes, e a taxa de sucesso, ou seja, de conversão das ideias em lançamentos, tem sido superior a 70%. Esse índice é extremamente alto em se tratando da indústria de alimentos e bebidas”, diz Andréa, destacando como case de sucesso a PlantPlus Foods, joint venture entre a ADM e a brasileira Marfrig para o mercado plant based (carne vegetal).

Também de olho nas mudanças de hábitos de consumo que refletem a maior preocupação com bem-estar, a ADM colocou definitivamente em seu radar de oportunidades de negócio o mercado de snacks funcionais, assim chamados por aliar à indulgência típica desses alimentos os benefícios nutricionais de fibras, proteínas, vitaminas, minerais e outros ingredientes que promovem a saúde dos consumidores.

Por sinal, a empresa reporta uma crescente procura de indústrias de bebidas, snacks e guloseimas por insumos alinhados à legislação de rotulagem nutricional frontal (FOPNL, na sigla em inglês), que entrou recentemente em vigor no Brasil. “Além de uma ampla linha de ingredientes saudáveis, contamos com várias soluções naturais para os clientes que querem reduzir as quantidades de açúcar e gordura de seus alimentos”, finaliza Andréa.

Imagem: divulgação

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