Inaugurado em março de 2022 a partir de investimentos de US$ 4,7 milhões, o local conta com uma área dedicada exclusivamente aos mercados de snacks, confeitos, biscoitos, gomas, chocolates e guloseimas. Voltada a testes e desenvolvimento de soluções e ingredientes, a instalação funciona como uma planta piloto, simulando as condições reais de operação de uma indústria de alimentos, mas em uma escala reduzida.
Líder da área técnica da ADM na América Latina, Andréa Lunardini explica que o centro de inovações, que conta com 1200 metros quadrados de área construída e 28 funcionários, equipara-se tecnologicamente a outras instalações do tipo que a multinacional opera em países como Alemanha, Estados Unidos e China.
Localização estratégica
“Estamos recebendo visitas de muitos clientes, e a taxa de sucesso, ou seja, de conversão das ideias em lançamentos, tem sido superior a 70%. Esse índice é extremamente alto em se tratando da indústria de alimentos e bebidas”, diz Andréa, destacando como case de sucesso a PlantPlus Foods, joint venture entre a ADM e a brasileira Marfrig para o mercado plant based (carne vegetal).
Também de olho nas mudanças de hábitos de consumo que refletem a maior preocupação com bem-estar, a ADM colocou definitivamente em seu radar de oportunidades de negócio o mercado de snacks funcionais, assim chamados por aliar à indulgência típica desses alimentos os benefícios nutricionais de fibras, proteínas, vitaminas, minerais e outros ingredientes que promovem a saúde dos consumidores.
Por sinal, a empresa reporta uma crescente procura de indústrias de bebidas, snacks e guloseimas por insumos alinhados à legislação de rotulagem nutricional frontal (FOPNL, na sigla em inglês), que entrou recentemente em vigor no Brasil. “Além de uma ampla linha de ingredientes saudáveis, contamos com várias soluções naturais para os clientes que querem reduzir as quantidades de açúcar e gordura de seus alimentos”, finaliza Andréa.