Brinde vegano

Onda saudável impulsiona avanço na demanda de bebidas vegetais e fermentadas

A tiracolo da onda detox, o mercado de bebidas vegetais é a nova coqueluche no filão de alimentação saudável. Segundo maior mercado de bebidas fermentadas da América do Sul (atrás da Colômbia), o Brasil já ocupa posição de destaque nesse segmento, com 28% das novidades em rótulos nos últimos três anos. Considerando as categorias de bebidas alternativas ao leite – iogurte bebível, sucos em geral, bebidas fermentadas e para nutrição esportiva – o mercado brasileiro apresentou um crescimento anual (CAGR/Compound Annual Growth Rate) de 72% no período de 2016 a 2018, capta estudo da Innova Market Insights. “O volume de lançamentos em bebidas à base de vegetais no Cone Sul cresceu 99% nos últimos três anos, enquanto o avanço no setor de alimentos alcançou 115%”, compara Gisele Barros, líder de marketing Bebidas América do Sul da DuPont Nutrition & Biosciences, fonte de insumos da categoria. Para a especialista, as tendências de produtos com rótulos limpos, sustentabilidade e alimentação baseada em vegetais continuarão a influenciar os consumidores, abrindo cada vez mais oportunidades no segmento.

Com base no avanço captado pela Innova, a divisão Nutrition & Health da DuPont anuncia a introdução no Brasil das culturas Danisco Vege. “Trata-se de um novo portfólio, especialmente desenvolvido para o mercado de bebidas vegetais fermentadas e direcionado a formulações contendo ingredientes de origem vegetal, como soja, ervilha, coco, nozes, aveia, milho, arroz, frutas e vegetais”, sintetiza Gisele. Criadas para satisfazer as expectativas de sabor e textura dos consumidores brasileiros, as culturas Vege incluem itens que agradam diferentes paladares, seja pela suavidade ou sabores mais ácidos, acrescenta a executiva.

Apresentada em formato liofilizado (LYO), a linha é fácil de usar, possibilitando uma vida útil de um ano, repassa a líder. “Podem ser mantida a 4° C, sem a necessidade de congelamento, trazendo conveniência para a produção em pequena e larga escala”, destaca. Segundo Gisele, o portfólio de culturas está em conformidade com as várias certificações exigidas pela legislação e permite que os fabricantes foquem no desenvolvimento de produtos que atendam nichos específicos e também o mercado em geral.

Mercado millennial
“A demanda por alimentos e bebidas vegetais cresce especialmente entre consumidores da geração millennial, que optam cada vez mais por produtos à base de ingredientes vegetais e com a adoção de dietas flexitarianas, vegetarianas e veganas”, observa Gisele. Os lançamentos globais de alternativas lácteas fermentadas, acrescenta ela, vêm aumentando nos últimos anos na indústria e já superam os lançamentos de produtos lácteos em termos de crescimento anual. Ela explica que a estreita relação entre alimentos fermentados e saúde digestiva criou abertura para alternativas aos iogurtes, bebidas fermentadas, sobremesas colheráveis e snacks. As culturas Danisco Vege, por sua vez, oferecem a opção de maximizar as tendências de crescimento previstas para essa categoria. “Desenvolvidas em parceria com produtores não lácteos para atender as demandas dos consumidores ao redor do mundo, elas favorecem a produção de alternativas que geram inovação e possibilitam a conquista de novas fatias de mercado”, comenta a executiva. Já lançadas em outras regiões do globo, frisa, as culturas são sucesso em países nórdicos, na França, China e Ásia.

A busca por uma melhor saúde digestiva é um dos principais motivadores dos consumidores que buscam produtos como bebidas vegetais e/ou fermentadas. Projetadas especificamente para uso em uma variedade de produtos fermentados à base de vegetais, as culturas Vege incorporam as melhores cepas de microrganismos para otimizar o perfil de fermentação e o sabor de cada fonte vegetal. Os perfis de sabor da cultura variam de um sabor fresco, limpo e suave a um perfil mais ácido e são adequados a variadas texturas, combinando as duas principais tendências: bebida vegetal e bebidas fermentadas. “Para complementar nosso portfólio de proteínas à base de vegetais, lançamos também a Trupro 2000 Pea Protein, à base de ervilhas, que obteve desempenho superior em atributos sensoriais, funcionalidade, consistência e qualidade de lote para lote”, conclui Gisele. •

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