Ambiente ainda de alta

Os preços médios semanais no Mercado de Futuros de Nova York
Ronaldo Lima Santana
Ronaldo Lima Santana

Os preços médios semanais no Mercado de Futuros de Nova York, 1º vencimento, seguem oscilando entre 12,50-12,75 cents/lb desde meados de março. Do ponto de vista dos fundamentos, o ambiente ainda é de alta de preços devido à menor oferta global. E os fundos seguem comprando nesse mercado. Por outro lado, os estoques mundiais, ainda confortáveis, inibem um movimento altista de cotações mais consistentes.

O gráfico a seguir mostra o comportamento dos preços do açúcar demerara na Bolsa de Nova York, em cents/lb e R$/t, tomando como base o 1º vencimento.
O mercado de câmbio segue apresentando volatilidade e o dólar sustenta valorização frente ao real. Um canal de alta vem sendo observado desde o inicio deste ano (ver gráfico abaixo).

As incertezas internas e também externas têm conduzido o mercado a um aumento por hedge, fato que tem contribuído para um acentuamento nessa desvalorização da moeda.
Os preços de açúcar no Centro-Sul do Brasil seguiram firmes neste primeiro mês da nova safra 2019/20 e com viés de alta. Em particular no Estado de São Paulo essa movimentação altista é influenciada pela oferta mais reduzida do produto, devido às chuvas que aconteceram no início do mês e uma preferência, por parte do produtor, pelo etanol.

O desconto médio de preços do açúcar cristal apurado pelo Índice JOB Economia em relação ao Índice ESALQ, na semana de 22/04 e 26/04 foi de 9,1%. Nesta nova safra 2019/20, iniciada em abril, o desconto médio segue relativamente alto: 8,7%. Nas duas safras anteriores os descontos médios se situaram entre 6% e 8%.


Atuando há 25 anos no mercado, através de seus relatórios e trabalhos de consultoria, a JOB Economia tem como objetivo principal um posicionamento correto nas estratégias empresariais, incluindo contribuir para que seus clientes façam um bom trading.
Dentre os produtos do portfólio, o relatório “Monitoramento Semanal dos Mercados – Açúcar & Etanol”, realizado desde 1995, busca fornecer informações claras, objetivas e isentas sobre os mercados de açúcar e etanol no Brasil e no exterior. O objetivo final é posicionar os clientes adequadamente em suas estratégias de compra e venda.
Solicite gratuitamente dois exemplares do relatório completo e veja como esse trabalho pode auxiliar em uma tomada de decisões.

Ronaldo Lima Santana é sócio-gerente
da JOB Economia e Planejamento

Deixe um comentário

Novos Tempos