Avanço latino
Cumprindo mais uma etapa de sua estratégia de expansão na América Latina, a Duas Rodas inaugurou em novembro as novas instalações de sua fábrica na Colômbia. O investimento em torno de R$ 400 milhões, iniciado em 2015 e que incluiu a implantação de um centro de tecnologia e inovação (CTI) na unidade da Mix em julho em São Paulo, vai permitir dobrar a capacidade de produção da unidade colombiana. Fonte de aromas, extratos e desidratados, condimentos e aditivos, além de chocolate e ingredientes para sorvetes e confeitaria, a Duas Rodas opera há mais de 93 anos o mercado global de alimentos e bebidas, e está presente em mais de 30 países, que respondem por 14% da receita geral, crava Leonardo Fausto Zipf, presidente da companhia. “O mercado colombiano tem absorvido bem nossos produtos e, por isso, precisávamos da expansão para atingir o aumento de vendas projetado para esse país”, justifica o empresário.
Com mais de 2 mil metros quadrados de área construída na região metropolitana de Medellín, em condomínio industrial do município de La Estrella, as instalações foram projetadas para unificar e otimizar todos os setores, com a ampliação dos espaços destinados às seções fabris, ao almoxarifado, estocagem e distribuição, e também das áreas voltadas para as atividades administrativo-financeiras e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento.
Em paralelo às obras civis, destaca Zipf, a Duas Rodas investiu na automatização de máquinas e equipamentos e na aquisição de linhas de maior produtividade. “A fábrica de Medellín foi estruturada dentro do conceito Lean Manufacturing (manufatura enxuta), com a aplicação da ferramenta de mapeamento do fluxo de valor (VSM/Value Stream Mapping), que promove a otimização de layouts e processos, com o objetivo de melhorar e dar velocidade à logística e à produção, tornando os produtos mais competitivos e reduzindo o tempo de entrega”, detalha o dirigente. Ele completa que as instalações foram também projetadas e executadas dentro de conceitos que atendem às exigências da certificação internacional FSSC 22000, de segurança de alimentos.
Multinacional brasileira
“O investimento nessa infraestrutura moderna, tecnológica e adequada para atender às exigências locais confirma a nossa aposta no potencial da Colômbia e na estratégia de crescimento em toda a América Latina,” frisa o presidente da Duas Rodas. Nos últimos três anos, reporta ele, a companhia inclusa no seleto clube de multinacionais brasileiras bancou importantes investimentos no exterior, com a inauguração de unidades na Argentina, em 2015, e no Chile, no ano passado, além da duplicação da filial no México, no início deste ano.
A unidade colombiana produz, atualmente, aromas líquidos, aromas em pó, frutas em pó, turvadores, e misturas em pó para frigoríficos e de corantes. Com a ampliação do parque fabril e a incorporação de tecnologia atualizada, a empresa lançará uma linha completa de emulsões para bebidas e passará a fabricar localmente produtos como emulsificantes em pastas, coberturas, recheios e preparados para iogurtes, anuncia Zipf.
“Além de fortalecer nossa atuação no mercado local, a unidade também terá como estratégia o atendimento a outros países do entorno, como Equador, América Central e Caribe”, exemplifica a diretora de negócios internacionais Rosemeri Francener.
A Duas Rodas conta atualmente com mais de 200 especialistas em suas sete unidades no Brasil e América Latina, que atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, informa Zipf. No ano passado, relata ele, a empresa conseguiu superar o desafio interno de assegurar que pelo menos 10% do seu faturamento fosse proveniente de produtos com esse perfil. “Esse indicador alcançou 15% nos últimos três anos, com mais de 960 itens novos no portfólio e essa performance confirma o alinhamento das nossas propostas inovadoras às tendências de um mercado, que busca cada vez mais diferenciação, saudabilidade aliada à indulgência, conveniência e sustentabilidade”, sintetiza o dirigente. ■
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.