Mundo verde

Fonte global de especialidades químicas, a Clariant anuncia novidades para o setor de ingredientes direcionados ao universo vegetariano, hoje em voga em todas as frentes de alimentos. Entre as inovações saídas dos tubos de ensaio, sobressaem as soluções all-in-one Vitipure DF (dairy free), prontas para serem transformadas em bebidas, fermentados, sobremesas e outros alimentos sem lactose ou veganos, adaptados às novas necessidades de consumo, repassa Danilo Seabra, responsável global pelo marketing do negócio de ingredientes alimentícios da Clariant. “Os consumidores desse tipo de alimento não são necessariamente vegetarianos, mas pessoas motivadas a fazer escolhas mais saudáveis”, frisa o executivo. Ele relata que, depois de monitorar a evolução dessa demanda, a empresa decidiu oferecer uma plataforma de inovação pela qual se traduzem tendências globais para a realidade dos países latino-americanos.

As soluções Vitipure DF à base de cereais são livres de glúten, lactose e ricas em cálcio e outros nutrientes, detalha Seabra. Além de se ajustar à necessidade de cada desenvolvimento, no que se refere ao aroma, sabor, corpo e outras características, têm aplicações em segmentos em ascensão como é o caso das bebidas vegetais. E além das formas tradicionais, de amêndoa e aveia, podem ser encontradas nos mais diversos sabores, tais como chocolate, coco e café, entre outros.

Segundo Seabra, a linha Vitipure apresenta outros benefícios, a exemplo das soluções Vitipure NR, que reduzem o teor de sódio. Já a Vitipure SL amplia de forma natural a vida útil de alimentos industrializados, e a série Vitipure SR ajuda a indústria a reduzir o açúcar de maneira natural.

Entre os diferenciais da área de negócios de ingredientes alimentícios da Clariant, o executivo destaca o Centro Regional de Desenvolvimento e Aplicações para a América Latina, localizado em São Paulo. Além de contar com equipe de especialistas, disponibiliza modernos equipamentos, a exemplo de uma planta piloto UHT, capaz de reproduzir processos de produção de alimentos similares aos de escala industrial. “Fornecemos apoio desde o projeto inicial até o desenvolvimento de formulações ajustadas às instalações industriais, passando pela elaboração de protótipos e todos os ajustes necessários para a produção em larga escala”, assinala Seabra. ■

Deixe um comentário