Fontes de inspiração para startups na ala alimentícia, duas operações oriundas da atividade artesanal cortam em setembro a fita inaugural de uma fábrica e um centro de distribuição (CD) em São Paulo. Elas também instalam lojas-conceito e empório na capital paulista, maior centro de consumo do país, abraçando o modelo de construção de marca atualmente em voga. Fãs do reality Shark Tank Brasil, exibido pelo canal Sony, ainda têm fresco na memória o triunfo da Nutfree Alimentos. Especializada em produtos livres de (free from), a empresa abocanhou a premiação do programa para investir na expansão de sua operação e inaugura agora em Osasco (SP) uma nova planta. Já a marca Brownie do Luiz, nascida na cozinha do carioca Luiz Quinderé e hoje presente em mais de mil pontos de venda (PDVs) do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, abre seu CD e loja-conceito na Vila Madalena, reduto associado à moda e inovação na capital paulista.
Criada em 2015 pelo casal Débora Trinkaus e Renato Lima, a Nutfree quadruplicou sua receita em menos de quatro anos. “O investimento ganho no Shark Tank Brasil foi dividido entre a instalação da fábrica de Curitiba, a de uma nova unidade em Santa Catarina e também em melhorias no site, sistemas de gestão e nas linhas de produtos e equipamentos”, resume Débora.
Pensada para atender o público celíaco (portadores da doença autoimune causada por reação ao consumo de glúten), a empresa foi aos poucos ampliando sua base de consumidores para todos os interessados em alimentação saudável. No último ano, a produção alcançou a faixa de 200 mil unidades, entre as quais linhas que não contêm glúten, lactose (açúcar do leite), caseína (proteína do leite) e soja. Alguns itens são veganos e não contém açúcar, observa Débora. No processo produtivo de pães e bolos da marca também não são adicionadas gordura trans ou hidrogenada. “Utilizamos apenas óleo de palma, que é naturalmente isenta de trans”, frisa Renato Lima, estimando em 500 mil itens a produção total da empresa em 2019.
Ele conta que, com ingresso no formato de distribuição porta a porta (door-to-door), atualmente os produtos da Nutfree podem ser encontrados nas gôndolas de supermercados como Festval, Angeloni, Muffato e Condor, entre outros do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de empórios, padarias e casas de produtos naturais. A empresa também possui um e-commerce que atende as demais regiões do Brasil.
Produção expandida
Com parte do aporte financeiro obtido no reality show, a empresa paranaense inaugurou em fevereiro sua segunda fábrica, em São José dos Pinhais (PR), ampliando a produção da linha sem glúten, sem lactose e fitness, já em destaque nacional no segmento de alimentos saudáveis. A antiga unidade, com 150 metros quadrados, localizada no bairro do Uberaba, em Curitiba (PR), já vinha operando no limite de sua capacidade. Em área de 700 metros quadrados, a planta paranaense está localizada no bairro Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, próximo ao aeroporto. “Foi mais um passo importante para atender à demanda com mais rapidez, mantendo a mesma qualidade”, comenta Débora.
Com foco nas pessoas que possuem alguma restrição alimentar ou mesmo as que estão preocupadas com a saúde e a qualidade de vida, a Nutfree percebeu a necessidade de ampliar sua produção, mais complexa que a de alimentos convencionais. Atualmente, as vendas são puxadas pela linha de pães, com giro semanal e recompra constante, observa a empresária. A empresa, no entanto, encorpa o mix com uma linha de bolos (nos sabores chocolate, cenoura, abacaxi e fubá), cookies e itens sazonais, a exemplo de colombas de Páscoa e panetones. Para 2019, antecipa ela, os planos incluem ampliar a linha de biscoitos especiais e introduzir uma linha de pão low carb.
Além da fábrica em Osasco, a Nutfree abre um café e empório na capital paulista. A expectativa é de que as novidades abasteçam padarias, lojas de vizinhança e minimercados da Grande São Paulo. A planta paulista foi dimensionada para produzir a linha completa da marca, que abrange mais de 30 itens, inclusive panetones para o Natal. Instalado no bairro de Higienópolis, o café e empório vai ofertar uma ampla gama de produtos saudáveis, veganos, sustentáveis e pet friendly. “Temos a previsão inicial de 30 colaboradores diretamente envolvidos no projeto e queremos levar um conceito exclusivo de café e empório dirigido ao público vegano e a consumidores com restrições ao glúten e à lactose”, ressalta Débora.
Modelo take away
Também a partir de setembro o Brownie do Luiz coloca em operação seu centro de distribuição e loja-conceito na Vila Madalena. Com o objetivo de simplificar a logística, o CD irá atender todas as entregas da marca na Grande São Paulo, informa Luiz Quinderé, fundador e diretor da grife carioca. “A expectativa com essa estrutura é conferir maior acesso aos produtos, além de aperfeiçoar o atendimento e a rede de revenda”, assinala ele.
Segundo CD da marca que conta também com estrutura no Rio de Janeiro, onde estão localizadas a fábrica e o laboratório de novas receitas, o Brownie do Luiz prevê crescimento de 100% em relação aos canais de venda na Grande São Paulo. Em paralelo, a marca abre sua primeira loja-conceito fora do Rio de Janeiro. “Concebida dentro do modelo take away, de venda direta ao consumidor, a loja vai permitir ao público degustar os doces nas mesas ou levá-los para a casa”, resume Quinderé. O cardápio do café, acrescenta ele, inclui as diferentes versões do brownie, com diversos recheios como chocolate branco, limão, maracujá, doce de leite, creme de avelã, além da receita com ingredientes orgânicos e massa de cacau, que leva assinatura da chef Bela Gil.
Outros items que também são hits do portfólio poderão ser conferidos na loja paulistana, a exemplo das opções crocantes na lata, com pequenos pedaços de bordas recheadas nas versões doce de leite e tradicional. A loja também oferece versões geladas, adaptadas dos brownies inspirados nos tradicionais sabores da marca.
Além das opções para venda direta e revenda, o Brownie do Luiz ainda conta com opções de food service que servem como base para receitas de lanchonetes e restaurantes. Em plena expansão, a marca produz em média uma tonelada de brownies por semana, dimensiona Quinderé.
Ele aproveita a inauguração da loja para introduzir no portfólio a recém-criada versão de creme de avelã. O lançamento completa a já consagrada linha Veneno da Lata, que traz os pedaços crocantes dos brownies em charmosas latas de alumínio. A novidade chega aos pontos de venda em versão de 300g, produzida com receita exclusiva da marca, que leva creme de avelã original do Brownie do Luiz direto na massa e confere ainda mais cremosidade ao doce. •