A vitrine maior

Prevista de 6 e 9 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, a Apas Show é na cena atual a maior vitrine do setor supermercadista global. Abrangendo feira e congresso, o evento integra empresários, indústria, compradores nacionais e internacionais em uma plataforma bilionária de negócios. Em 2018, essa movimentação alcançou US$ 100 milhões e se traduziu em números expressivos: mais de1.400 reuniões, 50 compradores internacionais de 23 países e 185 empresas participantes. Em sua 35ª edição, a Apas Show traz como tema de seu congresso de gestão internacional “Super Hack, Hakeando o Supermercado”, com mais de 60 palestras, buscando formas de repensar e reconstruir a operação de supermercado, sua gestão, os processos e tecnologias. “A ideia é encontrar formas de inovar para facilitar o dia a dia das lojas, atender as necessidades dos consumidores e maximizar negócios. Não importa mais se a loja é online ou física, o que importa para o cliente é fazer as compras de forma conveniente, com fácil acesso a qualquer produto, pelo menor custo, na melhor hora e lugar”, sintetiza Erlon Ortega, vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas) e diretor da Apas Show 2019. Na entrevista a seguir, o executivo abre as perspectivas para mais esta edição e a participação do segmento de chocolates e candies no evento.

Ortega, da Apas: em busca de formas de repensar a operação de supermercado, sua gestão, processos e tecnologias.

DR – Qual a participação de fabricantes do setor de candies e guloseimas na Apas Show?
Ortega – Até o momento (início de abril), mais de 9% do espaço da feira correspondem a empresas do ramo de mercearia doce expositoras da Apas Show 2019. Mas até o final do período de comercialização de estandes esse número pode aumentar. Isso já representa um crescimento de 16% em relação a 2018. O avanço é nítido, até porque as categorias desse setor têm muito a mostrar.

DR – Tendências como produtos naturais, orgânicos e funcionais abrangem toda a indústria de alimentos. No segmento de mercearia doce, elas puxam lançamentos e inovações. Como isso é evidenciado na Apas Show?
Ortega – A cada edição do evento o segmento de mercearia doce contribui com novidades e lançamentos relevantes para o desenvolvimento do setor supermercadista, sempre mostrando inovação e criatividade para surpreender o consumidor final. As tendências nutricionais do momento permeiam as novidades que cada expositor leva para a feira e o impacto dessas performances contribui para o sucesso a cada edição.

DR – O que destacaria da participação das empresas de candies nesta edição da Apas Show?
Ortega – Temos algumas novidades que podemos adiantar. A marca Da Magrinha, por exemplo, fará o lançamento de novos snacks chamados Nuts, em dois sabores: amendoim e avelã; e castanha do Pará, amêndoas e macadâmia. Temos também a Forno de Minas, tradicional com seu mix de pão de queijo, que nesse ano vai mostrar em nosso evento cookies congelados, nos sabores chocolate com gotas de chocolate e baunilha com gotas de chocolate. A Santa Helena, conhecida por produzir produtos à base de amendoim, vai levar uma linha recente da marca, o Doce de Amendoim e Chocolate de 1 quilo. A Mondelez Brasil relançará toda a linha de sticks em um novo formato da Halls e o lançamento da Trident, o XFresh Crystal, nos sabores menta e tangerina em dois diferentes formatos: potinho, com capacidade para 28 unidades, e a caixinha com 9 unidades. Além dessas novidades, também estão confirmadas as participações de grifes bastante conhecidas no setor como a All Alimentos, Bela Vista, 3Corações, Casaredo, Cordeiro, Cory, Da Colônia, Doce Mel, Doce Sabor, Doce Triângulo Mineiro, Doces Balsamo, Docile, Dori Alimentos, Embaré, Erlan, Farmix, Festplan, Fini, Florestal, Guimarães Doce, Itambé, Linea, Marilan, Nestlé, Neugebauer, Nucita, Nut, Nutry, Parati, Peccin, Simas,Village e Vitao.

DR – O que destacaria do tema Hackeando o Supermercado?
Ortega – Hackear significa utilizar soluções e objetos que foram criados inicialmente para um fim, em outro. Ou seja, dentro do varejo, é inovar, buscar alternativas, modelos e processos em outros mercados e setores da economia para facilitar o dia a dia das lojas, atendendo assim às novas necessidades dos consumidores e maximizando os seus negócios. Em 2019, convidamos os supermercadistas e toda a cadeia de abastecimento a repensar e a reconstruir o setor, implementando melhorias em todas as áreas. Queremos, junto com todos os associados da Apas, indústrias, fornecedores, supermercadistas e consumidores, recriar o setor e tornar as experiências de todos muito melhores.

DR – É possível relacionar esse tema com o segmento de candies?
Ortega – Toda inovação, lançamento no setor de mercearia doce, que surge com experiências percebidas em outros segmentos, com o objetivo de atender uma demanda específica de consumidores, está dentro do conceito SuperHack – Hackeando o Supermercado. Dentro desse segmento, eu percebo uma preocupação de algumas marcas em desenvolver produtos com foco na saudabilidade, tendência de hábito do consumo do brasileiro nos supermercados que a Apas vem apontando em suas pesquisas. Em 2019, na Apas Show teremos certamente lançamentos de produtos saudáveis no segmento de mercearia doce, como a de guloseimas com a redução de açúcar. ■

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