A hora da colheita

Demanda por produtos de proteína vegetal e chocolates veganos puxa o trem das inovações

A Páscoa deste ano fez o setor de alimentos se movimentar para atender um consumidor que passou novamente o feriado em casa, e agora busca uma alimentação mais equilibrada. Inovações relacionadas a desenvolvimentos à base de plantas, bem como opções que contribuem para trazer mais equilíbrio no dia a dia do consumidor, entraram no radar das indústrias supridoras de soluções em matérias-primas. Na ADM, por exemplo, esse movimento continua avançando em categorias altamente indulgentes, como o chocolate, e propiciou à indústria ampliar a oferta de inovações para a Páscoa com itens mais saudáveis e à base de plantas, incluindo os tradicionais ovos de chocolate, informa Alessandra Mattar, gerente de marketing Nutrition Latam da companhia, referência no suprimento de insumos para alimentos e bebidas.

Alessandra, da ADM: opções plant-based mais saudáveis com experiências sensoriais altamente indulgentes.

As mudanças de hábito dos consumidores têm sido acompanhadas de perto pela ADM. Uma pesquisa encomendada recentemente ao Ibope ouviu cerca de 2 mil pessoas para descobrir quais aspectos são mais valorizados quando o tema é colocar à mesa produtos de origem vegetal, reporta Alessandra. “Desse universo, 52% dos consumidores se identificam com o estilo de vida flexitariano – de pessoas que conscientemente procuram ingerir alimentos ou bebidas à base de proteína vegetal; 5 em cada 10 entrevistados já consumiram produtos plant-based e 32% consumiriam novamente”, repassa a executiva.O estudo captou ainda que 43% desses flexitarianos escolhem alternativas vegetais com menos gordura e 37% levam em conta a quantidade de proteína oferecida, acrescenta ela.

Alessandra antecipa que a ADM possui uma área dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de soluções plant-based para a indústria, bem como um amplo portfólio derivado de plantas, extratos botânicos, sabores e aromas que garantem a experiência sensorial e a saudabilidade que o consumidor final espera e valoriza. A empresa apoia os clientes no desenvolvimento de diversos produtos plant-based para ofertar opções mais saudáveis e experiências sensoriais altamente indulgentes. E a Páscoa foi a ocasião para experimentar ou consumir esses itens, especialmente na sexta-feira, dia que muitas pessoas naturalmente evitam o consumo de carne.

Outro produto que não faltou na comemoração foi o chocolate, item que também fez a indústria se reinventar para atender consumidores preocupados com as consequências da pandemia, como o controle do peso. Para trazer a saudabilidade para o mundo do chocolate, a ADM desenvolveu soluções que podem ser aplicadas em ovos de chocolates à base de plantas. Ao substituir a base láctea pelo leite de coco em pó, por exemplo, foi possível diminuir o teor de gorduras por uma de perfil nutricional mais interessante, promover melhorias ao metabolismo com essa fonte natural e orgânica de hidratação e ainda agregar valor ao produto final, detalha Alessandra. A marca de chocolates Dengo, exemplifica ela, utilizou uma solução de hibisco em pó da ADM para colorir um produto que em breve será lançado. “Já a marca SOS Alergia utilizou em seu ovo de Páscoa infantil da Galinha Pintadinha uma solução que substituiu a base láctea pelo leite de coco em pó com foco no mercado sem alergênicos”, complementa ela.

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