A era omnichannel

Autoproclamada a maior feira supermercadista do globo, a Apas Show conseguiu este ano a façanha ...

Autoproclamada a maior feira supermercadista do globo, a Apas Show conseguiu este ano a façanha de ocupar todos os cinco pavilhões do Expo Center Norte, cravando o recorde de ser o único evento a preencher os mais de 75 mil metros quadrados de área para exposições. O acontecimento expõe a grandiosidade do setor em um cenário repleto de desafios e confere ainda mais importância à pesquisa Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019, que a Associação Paulista de Supermercados (Apas) divulgou na abertura da feira. Conduzida pelo Ibope Inteligência, ela mostra, primordialmente, que os supermercados brasileiros estão vivendo a era do consumidor omnichannel. Ao ouvir mais de dois mil brasileiros acima de 16 anos, representando um universo de 162 milhões de pessoas de diferentes classes sociais e idades, o estudo mostra que o setor supermercadista está diante de um consumidor multicanal. Os clientes, capta a pesquisa, esperam diferentes experiências em canais diversos, comparam preços e procuram informações nos meios digitais e também nas lojas físicas. Quando o assunto são compras do dia a dia, os supermercados e hipermercados concentram a preferência dos consumidores, independente da classe social, idade ou sexo, com 59% em média. Entre os jovens de 16 a 24 anos, esse canal detém a preferência de 51%. Os mercadinhos de bairro e vizinhança são a primeira opção de dia a dia para 22% dos entrevistados, maioria mulheres (23%), jovens de até 24 anos (26%) e classes C2, D e E. Os atacados e atacarejos, por sua vez, aparecem em seguida, com 12% de preferência, com maior interesse por homens (14%) e jovens (16%) das classes C1, C2, D e E (13%). A escolha dos supermercados para as compras cotidianas, segundo a pesquisa, está relacionada ao preço, à qualidade e à variedade de produtos – ambos os quesitos com 69% das respostas – e localização, com 66%. Quem opta pelos mercados de vizinhança, privilegia a localização (87%), e quem vai nos atacados e atacarejos está interessado apenas no quesito preço (90%). Consumidores mais exigentes e informados querem mais do que somente bons preços. Desejam uma combinação de preço, qualidade de produtos e localização. Para compras de emergência, o mercadinho de vizinhança se mantém como canal de preferência (50%), com destaque para as classes C1 (52%) e C2, D e E (51%), entre as mulheres (50%) e jovens entre 16 e 24 anos (54%). Os supermercados e hipermercados aparecem como segunda opção (36%), preferência para as classes A (48%) e B (44%) e homens e mulheres com 55 anos ou mais (41%). De olho nas compras do mês, 58% dos entrevistados (64% da classe B e 70% com idade acima dos 55 anos) preferem os supermercados e hipermercados, considerando em primeiro lugar a questão do preço (78%), qualidade e variedade de produtos (76%) e a localização (52%). A pesquisa constatou que o atacarejo é mais forte nas regiões Centro-Oeste (43%) e Norte e Nordeste (36%). •

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