Os impactos ambientais aliados à causa animal estão alavancando a demanda por produtos veganos no Brasil. Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), uma pesquisa de 2021 do Instituto Paulista de Educação Continuada (Ipec) informou que mais de 32% dos brasileiros escolhem uma opção vegana nos estabelecimentos que tem essa oferta, e 46% escolhem não consumir proteína cárnea pelo menos uma vez na semana.
A última pesquisa do IBOPE, de 2018, aponta que aproximadamente 30 milhões de brasileiros (14% da população) se declararam vegetarianos, um crescimento de 75% em relação a 2012.
Para incentivar a ampliação da oferta de produtos veganos no mercado, a SVB atua com a certificação para a indústria e no food service oferece consultoria gratuita para quem pretende implementar opções veganas no cardápio e o selo vegano
Hoje cerca de 3,8 mil produtos já foram certificados com o selo e mais de 200 empresas têm pelo menos um produto vegano. Cerca de 80% dos produtos que possuem o selo são alimentos.