Os preços médios semanais no Mercado de Futuros de Nova York, 1º vencimento, seguem oscilando entre 12,50-12,75 cents/lb desde meados de março. Do ponto de vista dos fundamentos, o ambiente ainda é de alta de preços devido à menor oferta global. E os fundos seguem comprando nesse mercado. Por outro lado, os estoques mundiais, ainda confortáveis, inibem um movimento altista de cotações mais consistentes.
O gráfico a seguir mostra o comportamento dos preços do açúcar demerara na Bolsa de Nova York, em cents/lb e R$/t, tomando como base o 1º vencimento.
O mercado de câmbio segue apresentando volatilidade e o dólar sustenta valorização frente ao real. Um canal de alta vem sendo observado desde o inicio deste ano (ver gráfico abaixo).
As incertezas internas e também externas têm conduzido o mercado a um aumento por hedge, fato que tem contribuído para um acentuamento nessa desvalorização da moeda.
Os preços de açúcar no Centro-Sul do Brasil seguiram firmes neste primeiro mês da nova safra 2019/20 e com viés de alta. Em particular no Estado de São Paulo essa movimentação altista é influenciada pela oferta mais reduzida do produto, devido às chuvas que aconteceram no início do mês e uma preferência, por parte do produtor, pelo etanol.
O desconto médio de preços do açúcar cristal apurado pelo Índice JOB Economia em relação ao Índice ESALQ, na semana de 22/04 e 26/04 foi de 9,1%. Nesta nova safra 2019/20, iniciada em abril, o desconto médio segue relativamente alto: 8,7%. Nas duas safras anteriores os descontos médios se situaram entre 6% e 8%.
Atuando há 25 anos no mercado, através de seus relatórios e trabalhos de consultoria, a JOB Economia tem como objetivo principal um posicionamento correto nas estratégias empresariais, incluindo contribuir para que seus clientes façam um bom trading.
Dentre os produtos do portfólio, o relatório “Monitoramento Semanal dos Mercados – Açúcar & Etanol”, realizado desde 1995, busca fornecer informações claras, objetivas e isentas sobre os mercados de açúcar e etanol no Brasil e no exterior. O objetivo final é posicionar os clientes adequadamente em suas estratégias de compra e venda.
Solicite gratuitamente dois exemplares do relatório completo e veja como esse trabalho pode auxiliar em uma tomada de decisões.
Ronaldo Lima Santana é sócio-gerente
da JOB Economia e Planejamento