Incubadora natural

Fonte global de ingredientes naturais de origem vegetal, a francesa Naturex cortou em maio a fita inaugural de seu primeiro laboratório de aplicação no país. Batizado de SpringLab Brasil, nome inspirado em seu Laboratório Compartilhado de Inovação de Produto (Sharing Product Ingenuity Laboratory), ele conta com instalações em São Paulo e é parte de uma rede global de equipes locais que fornece acesso a conhecimentos técnicos, dentro de todo o portfólio de ingredientes botânicos naturais da empresa. Trata-se de um atendimento que leva em conta a compreensão das necessidades dos mercados brasileiro e latino-americano, sintetiza Marcelo Braga, gerente geral da Naturex para a América Latina.

Braga: apoio ativo à mudança global para o natural.

“Os ingredientes naturais têm se tornado uma necessidade para consumidores que buscam uma dieta saudável e querem substituir os compostos sintéticos de suas dietas”, observa o executivo. Para ele, a naturalidade já não é mais uma tendência em crescimento, mas uma forma bem estabelecida de pensar e viver. E os maiores desafios para desenvolver soluções naturais e abandonar os insumos sintéticos estão relacionados ao calor, à luz e sensibilidade ao pH, ou seja, à vida útil do produto. “A equipe dedicada do SpringLab pode auxiliar a descoberta de soluções naturais que se adaptem às fórmulas, aos processos e ao mercado final”, assinala Braga.

Com posicionamento crescente no continente latino-americano, a Naturex conta desde 2010 com plantas no Brasil e Chile, além de escritório no México. Fora da matriz em Avignon, na França, mantém nove laboratórios espalhados pelo mundo, porém a única estrutura para criação e desenvolvimentos no Cone Sul é a recém-inaugurada no Brasil. A rede SpringLab da Naturex consiste em laboratórios que oferecem suporte aos clientes em seu processo de inovação, utilizando ingredientes naturais, desde a geração de ideias até a formulação do produto e análise sensorial, posiciona Braga.

Desafios técnicos
Além de traduzir ideias em protótipos concretos, acrescenta ele, a equipe atende os desafios técnicos que podem ocorrer ao alterar formulações sintéticas para soluções naturais em termos de eficácia, economia de uso e estabilidade. “O SpringLab fornece conceitos para inovação e a Naturex se propõe a ser parceira em desenvolvimentos adaptados às preferências dos consumidores locais, otimizando o tempo de lançamento”, grifa o executivo.

Entre os diferenciais e expertises nos serviços, ele inclui soluções para problemas específicos de formulação e reformulação, bem como o desenvolvimento de produtos naturais mais saudáveis. “Além disso, atuamos na criação de conceitos, mock-ups e protótipos, com o acompanhamento de aplicações baseadas na culinária, feitas com ingredientes botânicos naturais existentes para oferecer um visual único, sabor e textura atraentes, bem como assistência com testes de estabilidade”, sublinha o diretor.

Além das soluções para alimentos e bebidas dirigidas às necessidades dos formuladores, o SpringLab atua no desenvolvimento de produtos clean label, com visual atrativo, sabor, vida útil, estabilidade e naturalidade em uma ampla escala de aplicações, que inclui desde confeitos, balas de goma e bebidas diversas a panificados, cereais, snacks e produtos lácteos.

A Naturex conta também com uma ampla faixa de ingredientes botânicos para os mercados nutracêuticos, que atendem as demandas de consumo mais natural e saudável. Sua equipe de especialistas é responsável pelo desenvolvimento de um amplo portfólio com diferentes plantas de todo o mundo, extraindo e isolando os compostos ativos e transformando-os em ingredientes seguros e eficazes, que atendem rígidos critérios de qualidade e transparência. O portfólio inclui corantes, antioxidantes, frutas e vegetais naturais, insumos fitoterápicos e inúmeros outros ingredientes naturais à base de plantas, desenvolvidos para auxiliar na criação de produtos saudáveis, autênticos e eficazes.

“A empresa apoia ativamente a mudança global para o natural, abordando diretamente as principais expectativas do consumidor”, esclarece Braga. Para ele, o compromisso do grupo com a sustentabilidade, o processo contínuo de inovação e o talento da equipe são as chaves para essa transformação. Número um em vendas na América Latina, o mercado brasileiro se posiciona entre os 15 maiores da empresa em todo o globo. Dos itens fornecidos às indústrias brasileiras, 60% são fabricados pela Naturex no país e os restantes 40% vêm de plantas no exterior. Vivenciando um crescimento constante ao longo dos últimos 25 anos, a Naturex é classificada na Euronext Paris e registrou vendas de 404,4 milhões de euros em 2016, reporta o diretor. ■

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