Celebrada no próximo dia 4 de abril, a Páscoa 2021 ganha um sabor de retomada da normalidade para a indústria de chocolates. “Para a comemoração deste ano, o setor vem se preparando com antecedência de cerca de dois anos, levando-se em conta que, em 2020, os fabricantes foram surpreendidos com a pandemia já com os ovos expostos nos pontos de venda”, comenta Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas). A maior demonstração dessa volta a um cenário mais favorável é, segundo a entidade, o volume de ovos de chocolate que já começa a enfeitar as parreiras montadas nos supermercados. “Nossos associados estão levando para as gôndolas 95 lançamentos, entre ovos de Páscoa, bombons, caixas sortidas, barras e demais itens presenteáveis”, sublinha Fonsêca.
Em tempos normais e, portanto, na campanha de retomada deste ano, as empresas apresentam novidades em formatos, tamanhos e combinações com ingredientes para pessoas com restrições alimentares – este, aliás, um segmento com demanda em curva ascendente. “A Páscoa é, por excelência, uma data presenteável e, portanto, os fabricantes de chocolate além de investir nas linhas de ovos também acrescentam outras opções para o consumidor montar seu mix de compras.”, informa o dirigente da Abicab.
Segundo ele, as empresas buscam apresentar um portfólio que atenda a diferentes perfis de consumidores. O setor se adequou aos novos hábitos de compra e necessidades, incorporando aos mostruários desde opções mais acessíveis até itens de qualidade premium e preço maior, atendendo diferentes momentos de consumo e classes sociais. Entre as tendências para a campanha de Páscoa deste ano, Fonsêca destaca ovos com cascas recheadas e crocantes; reformulações em linhas tradicionais e ovos com brindes e personagens licenciados.
O presidente da Abicab ressalta que, desta vez, as indústrias conseguiram planejar a atuação dentro do cenário da covid-19 com a devida antecedência, diferentemente do que ocorreu no ano passado. “Dessa forma, é possível afirmar que serão mantidos os investimentos nos canais de venda on-line, marketplaces e aplicativos de entrega, entre outros, sempre focando em atender a todos os tipos de público, com diversas opções de produtos e valores distintos”, frisa.
Para tornar o momento possível, o setor gerou em 2021 cerca de 12 mil empregos temporários, para atuação em linhas de produção e pontos de venda, completa Fonsêca.
Abaixo alguns lançamentos da campanha de Páscoa 2021: