Vida segue sob a pandemia
Ainda sem vislumbrar o fim da pandemia, a indústria adota programas de doações que, na contabilidade da Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), totalizaram até junho cerca de R$ 60 milhões, 900 toneladas de comida e 4 milhões de máscaras para ajudar no combate ao coronavírus. As ações incluem apoio a instituições de saúde e pesquisas, equipamentos de higiene e limpeza, além de outros itens.
A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), em parceria com suas associadas, banca a Iniciativa “Pandemia Sem Fome”, ação que arrecadou mais de 2.500 toneladas em produtos, o equivalente a cerca de R$ 15 milhões, entre os meses de março e maio, distribuído entre as comunidades mais carentes do Brasil.
A campanha, contou com a participação de 20 empresas e, além de doações em alimentos fabricados pelo setor, também houve contribuições com cestas básicas, marmitex, lanches, refeições, álcool em gel, EPIs, bem como valores em dinheiro. Alguns associados, inclusive, realizam mentoria voluntária por funcionários das empresas a comunidades.
“Precisamos ser solidários e ter empatia. Ações como esta salvam vidas e tem um papel fundamental em minimizar os efeitos da crise em nosso país, ao ocupar espaços em que o governo não consegue atuar”, pontua Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi.
Também a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), em parceria com o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo), deu início ao projeto “Farinha Solidária”, com objetivo promover o auxílio a entidades assistenciais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, impactadas pela pandemia da Covid-19.
“Neste momento em que a sociedade se encontra, o setor industrial de moagem se vê em um papel importante no auxílio à população em situação de vulnerabilidade social, que já enfrenta dificuldades no dia a dia e sofrerá forte impacto por conta do coronavírus. Foi pensando nisso que desenvolvemos essa ação”, destaca o presidente-executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa. Entre o mês de maio e junho, moinhos paulistas promoveram a entrega de mais de 4 mil quilos de farinha de trigo para instituições da cidade de São Paulo, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.
Marca campeã de massas, biscoitos e torradas da M.Dias Branco, número 1 do setor no país, a Adria está destinando um total de 76,98 toneladas de alimentos a comunidades carentes do estado de São Paulo. A doação é resultado da campanha #vocedoaagentedoa, que tem como meta conscientizar sobre a importância da doação de sangue durante a pandemia. Além dos alimentos, a marca doou recursos financeiros à Colsan, ligada à Escola Paulista de Medicina. A ação faz parte da campanha nacional da M.Dias Branco, que destinou um total de R$ 2,4 milhões em prol da doação de sangue e pesquisa em hematologia em seis estados. No total, a M.Dias Branco doou 413,33 toneladas de alimentos ao Mesa Brasil dentro da campanha. Com as doações realizadas em alimentos para dezenas de entidades de apoio a comunidades carentes, o investimento total da companhia em ações sociais relacionadas à Covid-19 chegou a R$ 5 milhões.
De acordo Rodrigo Mainieri, gerente de marketing da M. Dias Branco, a iniciativa de mobilizar as marcas da companhia em torno da doação de sangue, feita de forma segura e de acordo com todas as regras sanitárias, demonstra o cuidado com o consumidor. “Adria é uma marca que estimula o cuidado com os outros em cada detalhe”, ressalta Rodrigo, destacando que a marca também colocou suas mídias à serviço da conscientização sobre a importância da doação de sangue.
Supridora de chocolate B2B para food service, a Harald doou 200 quilos de produtos aos profissionais do Hospital Municipal de Campanha da Prefeitura de São Paulo, localizado no Pacaembu durante o período em que esteve operante. Segundo Fernanda Sequetto, gerente de marketing da marca, contribuir para o bem-estar de todos é compromisso que figura no quadro de princípios da companhia. “Por isso a iniciativa em doar produtos aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19”, destaca a executiva.
Com o objetivo de contribuir com a população em situação de maior vulnerabilidade, a PepsiCo doou mais de 8 mil unidades de produtos à famílias no município de Itu (SP), afetadas pelos efeitos da pandemia. No local, a companhia conta com um Centro de Distribuição (CD) e uma unidade fabril que emprega mais de 780 funcionários e é responsável pela produção de salgadinhos Elma Chips.
As doações de produtos do portfólio, entregues em junho, foram repassadas à prefeitura de Itu, que incluiu os itens em cestas básicas destinadas às famílias cadastradas nos centros de referência de assistência social (Cras) da cidade.
“Somos uma das empresas líderes na produção de alimentos e bebidas, sabemos o compromisso e a responsabilidade que a PepsiCo tem com o Brasil. Assim, é nosso dever dar acesso à alimentação àqueles que mais necessitam”, frisa Mateus Couto, líder da planta da PepsiCo em Itu “O momento pede união, empatia e resiliência. Sabemos que vamos superá-lo por meio de medidas que colaborem com o bem-estar de muitas famílias no nosso país”, completa o executivo.
Para ajudar no combate à pandemia, a Kerry – fonte de insumos para alimentos e bebidas – ofereceu como doação ao Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, mil litros de álcool líquido 70%. A ação assegurou condições para prestar uma assistência adequada à comunidade de 10 a 12 dias, servindo em média 2.400 pessoas por dia.
O álcool doado é resultado da produção interna dos funcionários da unidade de Barueri, que para manter a sanitização durante à covid-19 começaram a fornecer às outras unidades da empresa no Brasil e agora também produzem para apoiar a comunidade.
De acordo com Reynaldo Barros, gerente geral da Kerry Brasil, do Cone Sul e da América Latina, a saúde da comunidade, assim como dos colaboradores da companhia, é de extrema relevância e faz parte do propósito da empresa, “O HC da Unicamp é o hospital de referência para Campinas, cidade onde a nossa sede local está instalada e onde concentramos um grande número de funcionários. Apoiar a Unicamp a manter as pessoas protegidas e a evitar a proliferação da covid-19 é importante para todos e uma honra para Kerry”.
Também as empresas do segmento de alimentos especiais, associadas à Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), realizaram doações da ordem de R$ 42 milhões em dinheiro, alimentos e produtos de higiene para hospitais e comunidades vulneráveis. Diante de um cenário tão adverso, com o avanço da pandemia no Brasil, inúmeras ações solidárias têm sido feitas, inclusive, pelas empresas brasileiras das áreas de nutrição infantil, nutrição enteral, diet e light, suplementos alimentares, alimentos funcionais, dentre outras categorias que têm sua essencialidade reconhecida pelo governo. “Essas e outras ações de nossos associados nos orgulham e nos enchem de esperança. Com o apoio de todos, iremos passar por esse momento e superar o coronavírus”, assinala Tatiana Pires, presidente da Abiad.
Entre as associadas sobressai a Danone, que realizou a doação de mais de 400 mil unidades de alimentos, como suplementação especial para adultos e idosos, iogurtes com probióticos, produtos de origem vegetal e bebidas saudáveis para ações do governo do Estado de São Paulo. Doou, ainda, mais de 80 toneladas de produtos para comunidades em situação de vulnerabilidade social em Minas Gerais. Juntas, as doações representam R$ 4,3 milhões em produtos.
A Nestlé, por sua vez, doou em torno de R$ 6,1 milhões em ações que incluíram mais de 26 toneladas de suplementos proteicos para cerca de 21 mil idosos no estado de São Paulo; a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) para a Cruz Vermelha; e, em parceria com a Fundação Nestlé Covid-19, doação para a ONG Gerando Falcões. Além deste investimento, a companhia doou 500 toneladas de alimentos e bebidas, o equivalente a 2,4 milhões de copos de leite e 1 milhão de pratos de comida (com média de 500 g por pessoa) para a sociedade brasileira, e fez parceria com a plataforma Cataki – que reúne as cooperativas de reciclagem e catadores – para a doação de mais de 24 toneladas de alimentos para 2.500 famílias na região de São Paulo. A companhia ainda destinou 480 mil máscaras cirúrgicas, para hospitais e mais 18 prefeituras do Mato Grosso do Sul.
A Ajinomoto doou R$ 1,7 milhão ao Instituto Ajinomoto, para a aquisição de equipamentos de itens de segurança para hospitais próximos às suas fábricas e escritórios.
Já a DSM, fonte de insumos nutricionais, realizou a doação de 1.600 refeições enriquecidas com um suplemento nutricional em pó para comunidades em vulnerabilidade social do Rio de Janeiro e de São Paulo, em parceria com a Gastromotiva. A empresa também doou 1.000 testes de coronavírus, iniciando em maio, para o Hospital do Grajaú, e 200 para seus funcionários. A empresa ainda fez parceria com a Nestlé para a doação de pré-misturas de vitaminas e minerais para a produção de 70 mil latas de suplemento alimentar para o público sênior, além da doação de cestas básicas em parceria com a Prefeitura do Estado de São Paulo para as comunidades do Jaguaré e Mairinque. ■
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