Varejo alimentar cresce em valor e cai em unidades

Crescimento segue abaixo da inflação

Levantamento da Radar Scanntech, plataforma com 29 anos de experiência e com cobertura de mais de 24 mil lojas, incluindo 400 das top 500 redes do país, aponta que o varejo alimentar continua crescendo em valor e caindo em unidades, configurando novembro como o pior mês do ano em vendas unitárias.

No acumulado de 2021, o crescimento das vendas em valor (+5,2%) segue abaixo da inflação e com retração em unidades (-7,4%), com novembro acusando crescimento ainda menor (+2,5%) que os demais meses do ano, enquanto a queda em unidades (-6,6%) ainda ameniza a média anual.

As regiões Norte e Sul (ambas com +6,3%) são as que tem maior crescimento de vendas em valor, enquanto São Paulo destoa das demais regiões com crescimento acima da média nacional no atacarejo regional (+10,9%) e o menor crescimento no formato supermercado (+2,5%).

Entre as 20 categorias com maior crescimento em valor, os destaques de novembro vão para óleo, arroz, café moído, açougue, aves e açúcar, impulsionados pelo aumento de preço, já que em unidades apresenta retração.

Apenas chocolate, petiscos snacks e energéticos cresceram em unidades.

“As vendas do Black Friday deste ano, observa Tiago Vavassori, gerente da Scnanntech responsável pelo Radar,  não surpreenderam o varejo, vendendo menos (-1,7%) que o ano de 2020, refletindo a atual situação econômica do Brasil”, conclui Tiago.

Deixe um comentário

Novos Tempos