Valorizando o campo

Fabricante centenária de chocolate e uma das maiores compradoras de cacau do mundo, a americana Mars desenvolve desde setembro um novo plano para inspecionar e implementar sua cadeia de suprimentos de cacau. Conhecido como Cocoa for Generations, o plano posiciona o interesse do fazendeiro de pequenas terras em seu centro, ajuda a proteger crianças e florestas e cria um caminho para que fazendeiros de cacau e comunidades que cultivam o fruto possam prosperar, repassa John Ament, vice-presidente global do setor de cacau da Mars Wrigley Confectionery, detentora de marcas icônicas como os confeitos M&M’S, Snickers e Twix. O Cocoa for Generations é apoiado por um investimento de US$ 1 bilhão no decorrer de 10 anos, orça ele, sendo adicionado ao Plano Sustentável em uma Geração que a companhia anunciou no ano passado.

Ament, da Mars: 40 anos em busca de uma produção sustentável de cacau.

“Por quase 40 anos temos trabalhado para atingir uma produção sustentável de cacau”, enfatiza Ament, avaliando que, embora tenha tido avanços, incluindo a conquista de aproximadamente 180.000 fazendeiros com certificação de sustentabilidade, a empresa está insatisfeita com o ritmo do progresso e o do setor de cacau, como um todo. “Não temos todas as respostas, mas nossa primeira etapa é colocar o fazendeiro no centro de nossas ambições e ações. Planejamos inspirar outros e trabalhar juntos para garantir o Cocoa for Generations”, assinala Ament.

A despeito de alguns progressos obtidos até o momento, observa o executivo, os fazendeiros não experimentaram melhorias em suas rendas ou condições de vida em um ritmo adequado. As crianças continuam a trabalhar em condições perigosas e o desmatamento continua com atividades agrícolas ocorrendo em áreas florestais protegidas. Segundo ele, será necessária uma mudança na qual empresas, sociedade civil e governo devam pensar e agir de maneira diferente e assumir uma nova abordagem que crie um caminho para os fazendeiros de cacau, suas famílias e comunidades possam prosperar.

Dois pilares
O Cocoa for Generations consiste de dois pilares: Responsible Cocoa Today e Sustainable Cocoa Tomorrow.

Em seu primeiro pilar, a Mars visa a ter 100% de seu cacau derivado do programa Responsible Cocoa originado globalmente e rastreável com responsabilidade até 2025. O Responsible Cocoa significa ter sistemas em vigor para tratar do desmatamento, trabalho infantil e rendas maiores para os fazendeiros.

Especificamente, a Mars espera que os fazendeiros que são parte do programa Responsible Cocoa provejam locais via GPS baseados em satélite para fazendeiros que forneçam seu cacau a fim de que haja garantias que tal cacau não venha de áreas florestais protegidas. A Mars vai trabalhar com fornecedores e certificadoras para aprimorar programas de monitoramento e remediação de trabalho infantil (CLMRS), e continuará a ajudar a melhorar a educação em comunidades que cultivam cacau, com um foco no acesso a escolas de qualidade.

Além disso, a companhia vai trabalhar com parceiros a fim de garantir que o modelo para os prêmios que a empresa paga por cacau produzido com responsabilidade seja inspecionado a fim de garantir que os fazendeiros recebam uma fatia maior do prêmio. A Mars pretende explorar e encorajar ainda mais as mudanças em todo o setor e parcerias que podem gerar mais renda para os fazendeiros, frisa Ament.

A nova abordagem em relação ao cacau vai além do nível atual dos padrões de certificação e práticas e é uma mudança na etapa em relação ao compromisso inicial que a Mars fez em 2009, reporta o executivo.

Enquanto essa nova abordagem é implementada, a empresa vai manter seus níveis de cacau certificados atuais com entidades como a Rainforest Alliance e Fairtrade, além de trabalhar com ambas as organizações à medida que continuem a fortalecer a implementação para aumentar o padrão de qualidade por todo o setor de cacau. A companhia aprova os esforços de ambas as organizações de certificação para organizar fazendeiros individuais em grupos e cooperativas, proporcionando treinamento e implementando sistemas de gestão em grupos de fazendeiros certificados, e está comprometida a colaborar com eles a fim de melhorar controles de auditoria, monitorar o trabalho infantil, rastreabilidade e prêmios pagos a fazendeiros. À medida que esforços mensuráveis sejam realizados, a Mars continuará fazendo a transição de seus volumes de cacau para essas abordagens mais sólidas.

Por meio de seu segundo pilar, a Mars espera demonstrar que uma mudança em etapas na renda do fazendeiro e em seu sustento é possível. Em parceria com um grupo global inicial de 75.000 famílias produtoras de cacau e fornecedores de cacau, a empresa planeja testar meios para aumentar a produtividade, renda, resiliência e sustentabilidade geral por meio de diversificação de renda e cultura agrícola, programas de gênero, modelos de vila, economia e empréstimo, bem como planos de desenvolvimento de fazendas, relata Ament.

Em paralelo, ele conclui, a Mars trabalhará com a indústria, governos e outros parceiros da sociedade civil a fim de buscar soluções compartilhadas e resultados mutuamente benéficos para famílias produtoras de cacau. “Vamos continuar colaborando pré-competitivamente com nossos parceiros e fornecedores para acelerar um aprendizado compartilhado via fóruns da indústria, incluindo a World Cocoa Foundation e sua plataforma CocoaAction, além da International Cocoa Initiative”, arremata o executivo. ■

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