Valorizando o campo
Fabricante centenária de chocolate e uma das maiores compradoras de cacau do mundo, a americana Mars desenvolve desde setembro um novo plano para inspecionar e implementar sua cadeia de suprimentos de cacau. Conhecido como Cocoa for Generations, o plano posiciona o interesse do fazendeiro de pequenas terras em seu centro, ajuda a proteger crianças e florestas e cria um caminho para que fazendeiros de cacau e comunidades que cultivam o fruto possam prosperar, repassa John Ament, vice-presidente global do setor de cacau da Mars Wrigley Confectionery, detentora de marcas icônicas como os confeitos M&M’S, Snickers e Twix. O Cocoa for Generations é apoiado por um investimento de US$ 1 bilhão no decorrer de 10 anos, orça ele, sendo adicionado ao Plano Sustentável em uma Geração que a companhia anunciou no ano passado.
“Por quase 40 anos temos trabalhado para atingir uma produção sustentável de cacau”, enfatiza Ament, avaliando que, embora tenha tido avanços, incluindo a conquista de aproximadamente 180.000 fazendeiros com certificação de sustentabilidade, a empresa está insatisfeita com o ritmo do progresso e o do setor de cacau, como um todo. “Não temos todas as respostas, mas nossa primeira etapa é colocar o fazendeiro no centro de nossas ambições e ações. Planejamos inspirar outros e trabalhar juntos para garantir o Cocoa for Generations”, assinala Ament.
A despeito de alguns progressos obtidos até o momento, observa o executivo, os fazendeiros não experimentaram melhorias em suas rendas ou condições de vida em um ritmo adequado. As crianças continuam a trabalhar em condições perigosas e o desmatamento continua com atividades agrícolas ocorrendo em áreas florestais protegidas. Segundo ele, será necessária uma mudança na qual empresas, sociedade civil e governo devam pensar e agir de maneira diferente e assumir uma nova abordagem que crie um caminho para os fazendeiros de cacau, suas famílias e comunidades possam prosperar.
Dois pilares
O Cocoa for Generations consiste de dois pilares: Responsible Cocoa Today e Sustainable Cocoa Tomorrow.
Em seu primeiro pilar, a Mars visa a ter 100% de seu cacau derivado do programa Responsible Cocoa originado globalmente e rastreável com responsabilidade até 2025. O Responsible Cocoa significa ter sistemas em vigor para tratar do desmatamento, trabalho infantil e rendas maiores para os fazendeiros.
Especificamente, a Mars espera que os fazendeiros que são parte do programa Responsible Cocoa provejam locais via GPS baseados em satélite para fazendeiros que forneçam seu cacau a fim de que haja garantias que tal cacau não venha de áreas florestais protegidas. A Mars vai trabalhar com fornecedores e certificadoras para aprimorar programas de monitoramento e remediação de trabalho infantil (CLMRS), e continuará a ajudar a melhorar a educação em comunidades que cultivam cacau, com um foco no acesso a escolas de qualidade.
Além disso, a companhia vai trabalhar com parceiros a fim de garantir que o modelo para os prêmios que a empresa paga por cacau produzido com responsabilidade seja inspecionado a fim de garantir que os fazendeiros recebam uma fatia maior do prêmio. A Mars pretende explorar e encorajar ainda mais as mudanças em todo o setor e parcerias que podem gerar mais renda para os fazendeiros, frisa Ament.
A nova abordagem em relação ao cacau vai além do nível atual dos padrões de certificação e práticas e é uma mudança na etapa em relação ao compromisso inicial que a Mars fez em 2009, reporta o executivo.
Enquanto essa nova abordagem é implementada, a empresa vai manter seus níveis de cacau certificados atuais com entidades como a Rainforest Alliance e Fairtrade, além de trabalhar com ambas as organizações à medida que continuem a fortalecer a implementação para aumentar o padrão de qualidade por todo o setor de cacau. A companhia aprova os esforços de ambas as organizações de certificação para organizar fazendeiros individuais em grupos e cooperativas, proporcionando treinamento e implementando sistemas de gestão em grupos de fazendeiros certificados, e está comprometida a colaborar com eles a fim de melhorar controles de auditoria, monitorar o trabalho infantil, rastreabilidade e prêmios pagos a fazendeiros. À medida que esforços mensuráveis sejam realizados, a Mars continuará fazendo a transição de seus volumes de cacau para essas abordagens mais sólidas.
Por meio de seu segundo pilar, a Mars espera demonstrar que uma mudança em etapas na renda do fazendeiro e em seu sustento é possível. Em parceria com um grupo global inicial de 75.000 famílias produtoras de cacau e fornecedores de cacau, a empresa planeja testar meios para aumentar a produtividade, renda, resiliência e sustentabilidade geral por meio de diversificação de renda e cultura agrícola, programas de gênero, modelos de vila, economia e empréstimo, bem como planos de desenvolvimento de fazendas, relata Ament.
Em paralelo, ele conclui, a Mars trabalhará com a indústria, governos e outros parceiros da sociedade civil a fim de buscar soluções compartilhadas e resultados mutuamente benéficos para famílias produtoras de cacau. “Vamos continuar colaborando pré-competitivamente com nossos parceiros e fornecedores para acelerar um aprendizado compartilhado via fóruns da indústria, incluindo a World Cocoa Foundation e sua plataforma CocoaAction, além da International Cocoa Initiative”, arremata o executivo. ■
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