Usina de sabor

Centro de aplicações: análise sensorial, criação de receitas e testes de prazo de validade estão entre os serviços prestados.

Supridora global de ingredientes e soluções para alimentos e bebidas, a Tate & Lyle cortou no final de novembro a fita inaugural de seu centro de aplicações para a América Latina instalado em São Paulo. Especialmente criado para desenvolvimentos, ensaios e aplicações, o espaço está entre os maiores da empresa no mundo e é seis vezes maior do que o anterior, informa Oswaldo Nardinelli, vice-presidente sênior e gerente geral de soluções de alimentos e bebidas da América Latina da Tate & Lyle. No último ano, reporta ele, a companhia direcionou cerca de US$ 230 milhões em investimentos em infra-estrutura para pesquisa e desenvolvimento (P&D), sendo parte desse aporte destinado ao centro paulistano, refletindo a importância da região para a empresa.

No local, serão desenvolvidos produtos que atendam às crescentes preferências dos consumidores por alimentos e bebidas mais saudáveis, sem descuidar do sabor, destaca Nardinelli. “Além de cozinha experimental de última geração, que permite aos clientes testar diferentes formulações de receitas em uma variedade de categorias, como laticínios, bebidas, confeitos e panificação, o centro inclui serviços de análise sensorial e testes de prazo de validade, disponibilizando uma sala para grupos focais com consumidores”, detalha o executivo.

Como parte do projeto de uma rede global de inovação, o espaço vai se beneficiar de uma plataforma de desenvolvimento de receitas, a partir de um banco de dados global da Tate&Lyle para o conhecimento de receitas e ingredientes. “Vamos conectar as equipes técnicas da empresa em todo o mundo, levando uma resposta mais ágil e eficaz aos clientes”, sublinha Nardinelli.

Para ele, existe uma demanda crescente do consumidor da América Latina por mais opções de alimentos e bebidas, orientando-o na direção de uma vida mais saudável. O dirigente nota que os fabricantes buscam novas maneiras de reduzir calorias, gordura e açúcar dos produtos. “Embora a necessidade e a demanda por opções mais saudáveis sejam claras, sabemos que os consumidores não comprometem o sabor e nossos cientistas de alimentos e especialistas em aplicações ajudam no desafio de tornar os alimentos saudáveis mais saborosos e os alimentos saborosos mais saudáveis”, argumenta.

Compra da Gemacom
A Tate & Lyle também concluiu a compra das ações remanescentes da Tate & Lyle Gemacom Tech, empresa com instalações em Juiz de Fora e Guarani, ambas em Minas Gerais, em uma operação iniciada em 2014, repassa Nardinelli. A Gemacom, completa ele, é uma empresa brasileira, com forte experiência em tecnologias de ingredientes, predominantemente na categoria de laticínios.

“A compra das ações remanescentes e a abertura do centro aplicações em São Paulo, principal espaço de inovação em P&D na América Latina, fazem parte da estratégia da companhia de continuar investindo em soluções para a categoria de laticínios e confeitaria”, assinala o VP sênior. Por meio da Gemacom, a Tate & Lyle agora possui uma estrutura integrada para atender sua clientela nesses setores no Brasil e na América Latina, com equipes técnicas e de vendas dedicadas. “Os produtos lácteos são uma categoria consolidada e crescente no Brasil. Além disso, segundo pesquisas de mercado, a categoria de laticínios está associada à saudabilidade, alinhada ao posicionamento global da Tate & Lyle, focada em saúde e bem-estar”, ele explica.

Com a Gemacom, a empresa será capaz de apoiar todo o processo de desenvolvimento de produtos com os ingredientes do portfólio da Tate&Lyle, a exemplo de estabilizantes, texturizantes, substitutos de açúcar, preparados de frutas e fibras, que se inserem entre as soluções para a formulação de produtos lácteos. “Além disso, somos especialistas na formulação de versões mais saudáveis desses produtos, que podem ser enriquecidas com fibras ou reduzidas em açúcar e gordura “, grifa Nardinelli. ■

Deixe um comentário