Saudabilidade e praticidade

Nos últimos anos, o mercado de produtos saudáveis tem evoluído com velocidade no Brasil. A cada dia surgem mais opções de produtos da subcategoria, com diferentes faixas de preço, para atender consumidores mais conscientes sobre a qualidade da alimentação. É uma tendência mundial inexorável. As pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável como parte de uma rotina que demanda praticidade. Essa preocupação, naturalmente, afeta o desenvolvimento e a fabricação de salgadinhos do tipo snacks.

Primeiramente, para propor uma mudança inteligente, pela qual seja possível manter o hábito de degustar um determinado alimento escolhendo uma versão mais saudável. Mas o sabor é fundamental. Por isso, as receitas vêm sendo aprimoradas para atender aos paladares mais exigentes. Além disso, há uma preocupação quanto às restrições alimentares como demanda por produtos isentos de glúten, lactose, aromatizantes, corantes artificiais e, inclusive, ingredientes de origem animal. A praticidade também é um aspecto importante. As embalagens estão sendo reduzidas para doses individuais, facilitando o controle das porções e do consumo com praticidade no dia a dia. Todos esses fatores já estão incorporados nas linhas de snacks saudáveis Fit Food, produzidas pela Latinex.

A Fit Food já nasceu com a missão de oferecer alimentos saudáveis com sabor superior e densidade nutricional. A marca se define por oferecer opções saborosas e práticas para quem busca uma mudança inteligente na alimentação, na qual seja possível manter o hábito de consumo de alguns alimentos com versões mais saudáveis, sem alterações no paladar.
Essa preocupação com saudabilidade é mais intensa entre mulheres com estilo de vida ativo, que buscam opções de snacks e refeições com alto valor nutricional, como aporte de proteína, fibras e baixo teor de gordura.

Baseada nisso, toda a linha Fit Food é criada, produzida e comercializada para oferecer uma alimentação nutritiva e prática no dia a dia. Atualmente, oferecemos quatro subcategorias: Doces, com frutas desidratadas e chocolates; macarrões de soja, feijão-preto e feijão azuki; Snacks Crocantes, com grão-de-bico e feijão-preto; os Veggie Chips de grão-de-bico, biscoitos de arroz, chips de coco, mix de vegetais chips e batata doce em chips; e as Pastas de Amendoim, em versões cremosa e crocante.

Entre os desafios enfrentados para tornar as linhas de snacks mais saudáveis estão a falta de informação dos consumidores no que diz respeito à qualidade superior de produtos enquadrados no gênero, a legislação brasileira, a deficiência na gama de fornecedores de matérias-primas e processos industriais, que são fundamentais para aliar saudabilidade às receitas, incluindo textura, sabor e conservação dos alimentos.

Seguindo essa tendência de naturalidade, desenvolvemos uma linha de frutas desidratadas. São três opções: abacaxi em pedaços, maçã em cubos e banana em rodelas. É uma opção prática para consumir frutas e fibras entre as refeições rotineiras. Com sabores e texturas das frutas realçadas por um processo mais natural de desidratação, os snacks são opções saudáveis e ricas em nutrientes, que ajudam a satisfazer o desejo por doces. A linha da Fit Food é vegana, livre de glúten, lactose, sódio e aditivos. Cada embalagem de 30g é equivalente a uma porção individual e de, em média, 86 kcal. Com essa tacada, a marca amplia a variedade de alimentos nutritivos que oferece com praticidade ao consumo mais saudável. ■

(*) Eduardo Moraes é CEO da Latinex

Deixe um comentário