Divulgada no fim de janeiro, a edição deste ano do relatório anual Taste and Nutrition Charts, elaborado pela fabricante de ingredientes Kerry, apontou que os sabores inspirados em receitas tradicionais e que evocam a chamada culinária afetiva devem ser os mais procurados pelos consumidores em 2023. O estudo também indicou que a simplicidade e sustentabilidade das formulações estarão entre os principais critérios dos consumidores na hora de escolher alimentos e bebidas. O relatório apontou ainda que os consumidores estão mais preocupados com o cumprimento de metas nutricionais e que haverá um aumento de procura por combinações de sabores não convencionais. Dentre eles, o relatório da Kerry destaca caramelo salgado e esquites, como é chamado um aperitivo popular no México.
Outras tendências dizem respeito ao crescimento da presença de ingredientes funcionais e de sabores que remetam a uma história ou tradição cultural. O trabalho destaca ainda a consolidação da busca por indulgência, principalmente entre os consumidores mais jovens, impulsionada por mídias sociais como TikTok e Instagram.
“Os sabores têm uma maneira poderosa de transmitir uma história – especialmente quando se trata de tendências e preferências do consumidor. Este ano, testemunharemos o ressurgimento de tradições consagradas e receitas tradicionais, pois os consumidores desejam misturas sabores conhecidos com sabores novos e emergentes. O conforto ainda reina supremo – com balas de menta, avelãs, chocolates, queijos e pimentas ainda dominando o paladar. Seja uma guloseima nostálgica, um prato reconfortante ou uma alternativa saudável, os consumidores esperam uma maior variedade de sabores em 2023”, diz Soumya Nair, diretora global de pesquisa e insights do consumidor da Kerry.