Fundada em 1973 com foco na venda de guloseimas para camelôs que atuavam na região central da cidade de São Paulo, a Bom Baiano Doces é hoje uma das maiores referências no atacado de candies e snacks do país.
Com duas lojas físicas, uma no centro de São Paulo e outra no bairro da Lapa, zona oeste da capital paulista, a empresa vem investindo mais e mais em e-commerce e marketing. Contando com mais de 4 mil metros quadrados de área, a Bom Baiano está situada estrategicamente em dois dos melhores pontos comerciais de São Paulo, perto de estações do metrô, terminais de ônibus e da 25 de Março, o principal centro de comércio popular do país.
Além de apostar na capacitação de funcionários e equipes de vendas, a empresa tem seguido a tendência do setor atacadista doceiro de realizar parcerias com fabricantes e fornecedores, abrindo espaço em suas lojas para as famosas aulas show.
Beatriz Cristhina dos Santos Fernandes, diretora de novos negócios da Bom Baiano, explica que nesse tipo de iniciativa as indústrias parceiras enviam seus culinaristas até as lojas da empresa, para que haja degustação dos produtos e preparação de receitas ao vivo.
Conversão de vendas
“A ideia é apresentar receitas inovadoras e diversas possibilidades de transformação dos produtos, aumentando assim a conversão de vendas”, explica a executiva, acrescentando que as aulas show também são realizadas para dar destaque a produtos que estejam com uma taxa de conversão baixa.
Para explorar esse recurso de vendas com eficiência, Beatriz explica que a Bom Baiano alinha as aulas show ao calendário de datas comemorativas, destacando as receitas e produtos específicos para cada tipo de ocasião.
“A diversidade de receitas apresentadas e as mais variadas formas de transformação do produto fazem com que o cliente se sinta mais atraído à marca e inove na sua forma de trabalho. Por outro lado, conseguimos destacar nosso espaço de distribuidor, já que contamos com um portfólio variado e completo”, prossegue a diretora de novos negócios.
No período que antecedeu a Páscoa foram oferecidas diversas aulas show para o público da Bom Baiano, que é composto em sua maioria por donas de casa e, principalmente, micro empreendedoras. Dentre essas aulas show, destaque para a do professor Douglas Santos, que foi oferecida pela Santa Helena e ensinou a usar a pasta de amendoim da marca numa receita de ovo de páscoa de corte recheado.
Por sua vez, a professora Solange Piagge ensinou a fazer um ovo com casca recheada com doce de abóbora usando produtos Hershey´s. Por fim, a professora Heliene Leal ensinou a fazer um ovo de colher com sabor tortinha de limão usando itens da Mavalério.
Veja a seguir outras aulas shows realizadas pela Bom Baiano em 2023, com o nome dos culinaristas, dos produtos destacados e das receitas apresentadas:
Prof. Douglas Santos – Ovo de Páscoa Mil Folhas Ovomaltine – Recheio e Rocks Ovomaltine
Prof Solange Piagge – Mini Ovo Pão de Mel – Hershey’s Professional Cobertura Fracionada ao Leite e Hershey’s Professional Chocolate Branco
Prof. Carla Almeida – Bolo Carnavalesco – Chantilly Gran Finale Fleischmann
Prof. Carla Beatriz – Ovo De Colher Leitinho Com Cookies – Cobertura Top Branco, Ao Leite e Meio Amargo Harald
Prof. Heliene Leal – Ovo de Colher Tortinha de limão – Cobertura Premium Chocolate Meio Amargo e Pó para Preparo De Sobremesa de Limão Mavalério
Prof. Douglas Santos – Ovo De Páscoa Ovomaltine – Recheio e Rocks Ovomaltine
Prof. Heliene Leal – Ovo de Páscoa Trufado – Cobertura Premium Mavalério
Prof. Tatiana da Silva – Cupcake de Páscoa – Pré-Mistura para Cupcake Arcolor
Prof. Douglas Santos – Ovo de Páscoa de corte recheado com Caramelo salgado e amendoim – Pasta de Amendoim Santa Helena
Profa. Luh Matos – Recheios de amendoim – Creme de Amendoim Paçoquita e Pasta de Amendoim Santa Helena
Prof. Solange Piagge – Ovo Casca Recheada de Doce de Abóbora – Hershey’s Professional Cobertura Fracionada Branco
Juliana Martins – Ovo Brownie – Chocolate em Pó 70% Dona Jura Cacau Foods
Imagens Divulgação