Redução de gordura saturada sem alteração de sabor

Novo componente pode ser utilizado em alimentos como recheios de biscoitos, pastas de avelãs, margarinas e sorvetes

Especializada no fornecimento de ingredientes nutricionais, a Kerry está apresentando no mercado brasileiro uma novidade desenvolvida para reduzir, sem alteração de sabor, a quantidade de gordura saturada na formulação de amplo leque de alimentos industrializados, incluindo recheios de biscoitos, pastas de avelãs, margarinas e sorvetes.

A nova tecnologia é formada por cristais de gordura microencapsulados, que, ao entrar em contato com gordura de baixa saturação não trans, são liberados de maneira homogênea, atuando como “sementes de cristalização”.

Anvisa

Francisco Ormenese, diretor de P&D da Kerry no Brasil e Cone Sul, explica que o novo componente também exerce função estabilizante e estruturante, possibilitando redução de até 48% nos teores de gordura saturada das formulações. Ele acrescenta que a tecnologia atende a uma nova diretriz da Anvisa, atrelada justamente à redução de gorduras saturadas nos alimentos industrializados.

“Desde outubro de 2022, devido à nova legislação de painel frontal, todo alimento lançado deve ter discriminada a quantidade desse ingrediente e, se o limite for excedido, deve aparecer como lupa na embalagem”, informa o especialista.

A Kerry também destaca que sua nova solução ajuda a diminuir custos de produção, além de possibilitar a estabilização correta dos alimentos, mantendo as propriedades sensoriais frente a oscilações de temperatura e impedindo a separação do óleo da emulsão.

A tecnologia é fruto de uma parceria entre a Kerry e a Noviga, empresa sediada em Campinas (SP), que desenvolveu o ingrediente a partir de uma patente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

“Há anos acompanhamos os desafios da indústria alimentícia no processo de cristalização da gordura. Vimos na Kerry um excelente parceiro para a aplicação e difusão dessa nova tecnologia”, destaca Cristina Nucci, chief technical officer (CTO) da Noviga e doutora em tecnologia de óleos e gorduras pela Unicamp.

Imagem: divulgação

Deixe um comentário

Novos Tempos