A Narita Design & Strategy, agência especializada em estratégia e identidade visual, recebeu o Prêmio Lusófonos de Criatividade pelo projeto de reposicionamento da marca brasileira Docile. Há seis anos promovido em Portugal, o festival internacional de criatividade Lusófonos se dedica a reconhecer, homenagear e debater os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa. Nesse processo de reposicionamento, a agência foi chamada para buscar a concepção de um novo design, capaz de impulsionar a expansão da empresa, que é familiar e soma mais de 80 anos de história, resume Ricardo Heineck, diretor de marketing da Docile.
Segundo ele, o projeto foi desenhado através de um processo que se conecta ao emocional dos consumidores, faz uma imersão nos seus interesses e identifica as sensações despertadas por cada produto no momento do consumo. Dessa forma, foram acessados códigos que traduziram a relação dos consumidores com o universo das guloseimas: surpresa, descoberta e diversão. “Esses insights foram imprescindíveis para a construção do novo logotipo da Docile, que teve inspiração até na caligrafia do grupo de proprietários, carregando a força, tradição e paixão da família gestora”, relata Heineck. Já a forma que sustenta o logotipo, completa ele, nasce de um caramelo, origem das primeiras balas produzidas pela marca, refletindo dinamismo, movimento e diversão. “Nas embalagens, foi adotado um visual icônico e disruptivo, que explora, com grande ênfase, o empoderamento da marca em relação aos grandes players da categoria”, conclui o diretor.