Preços Oscilantes

O mercado internacional de açúcar oscilou em agosto dentro de um intervalo de preços que variou de 10,09 cents/lb a 10,98 cents/lb
Ronaldo Lima Santana
Ronaldo Lima Santana

O mercado internacional de açúcar oscilou em agosto dentro de um intervalo de preços que variou de 10,09 cents/lb a 10,98 cents/lb. Até meados do período, as cotações apresentaram um viés baixista, prevalecendo, até então, os números de excedente global para as safras atual e próxima. Nesse ambiente, a pressão de oferta continuou ocorrendo. Mas na última semana do mês, uma alta de preços foi observada diante das expectativas de uma menor safra na Europa e no Centro-Sul do Brasil, maior região produtora da commodity. Mesmo diante desse movimento os fundos seguiram aumentando suas posições vendidas.

O gráfico a seguir mostra o comportamento dos preços do açúcar demerara na Bolsa de Nova York, tomando como base o 1º vencimento.

No caso do açúcar negociado no mercado doméstico – Estado de São Paulo – ao longo de agosto, os preços apresentaram recuperação e buscaram a paridade com o mercado externo. Esse movimento teve início com as chuvas que aconteceram nos primeiros dias do período, principalmente nos estados de São Paulo e Paraná. Nesse momento, muitas usinas independentes estão fora do mercado, enquanto grandes grupos permanecem ofertando, porém, sem exercer pressão de venda.

Após um período de estabilidade, ocorreu uma forte valorização dos preços do açúcar. O dólar valorizado internamente aliado à elevação nas cotações de açúcar no cenário internacional propiciaram uma melhora na remuneração da commodity para exportação, dando suporte para os preços. Assim, o período encerrou em um ambiente de oferta restrita.

O gráfico acima apresenta os preços médios semanais negociados em São Paulo apurados pelos índices JOB Economia e Esalq.

 

A JOB Economia há 24 anos no mercado, através de seus relatórios e trabalhos de consultoria, tem como objetivo principal antecipar movimentos de mercado para um posicionamento correto nas estratégias empresariais de seus clientes e por fim, contribuir para que façam um bom “trading”.
Dentre nossos produtos, temos o relatório “Monitoramento Semanal dos Mercados – Açúcar & Etanol”, realizado desde 1995, que busca dar aos clientes informações claras, objetivas e isentas sobre os mercados de açúcar e etanol no Brasil e no exterior. O objetivo final é posicionar os clientes adequadamente em suas estratégias de compra e venda.
O grau de acerto das nossas previsões de tendência de preços de curto-prazo, nesta safra 2018/19, até o final de Agosto, oscilou no intervalo de 71% (açúcar-CSul) – 90% (açúcar-NNE).
Solicite gratuitamente dois exemplares do relatório completo e veja como nosso trabalho pode ajudá-lo na tomada de decisões.

Deixe um comentário

Novos Tempos