Preços em queda

O mercado internacional de açúcar voltou a oscilar no período 16 de janeiro a 2 de março
Ronaldo Lima Santana
Ronaldo Lima Santana
Ronaldo Lima Santana

O mercado internacional de açúcar voltou a oscilar no período 16 de janeiro a 2 de março (ver gráfico abaixo) em um intervalo de preços que variou de 13,00 a 14,00 cents/lb. Observamos compras no nível inferior da faixa e, no nível superior, as vendas da commodity. Nesse período, prevaleceram nas negociações internacionais de açúcar às previsões de excesso de oferta da safra mundial 2017/18, que podem ser explicadas pelos aumentos de produção na China, na União Europeia e na Índia, assim como a produção recorde na Tailândia. No início de março, a Organização Internacional do Açúcar (OIA) reforçou esse cenário, esclarecendo que as primeiras indicações apontam para uma elevada probabilidade de que a fase de superávit no ciclo de açúcar dure ao menos mais uma temporada.
Os fundos, por sua vez, mantiveram suas posições liquidas vendidas no período.

O gráfico abaixo mostra o comportamento dos preços do açúcar demerara na Bolsa de Nova York, tomando como base o 1º vencimento.

 

 

 

 

No caso do açúcar negociado no mercado doméstico (Estado de São Paulo) ao longo do período –15/01 a 05/03–, os preços apresentaram queda. Com produção de açúcar na atual safra do Centro-Sul ligeiramente superior à realizada na anterior e exportações em queda, tem sido observado um excedente do produto no mercado doméstico.

Diante desse ambiente, uma maior pressão de oferta no mercado doméstico vem sendo registrada levando os preços a apresentarem queda durante todo o período de entressafra da região.

O gráfico a seguir apresenta os preços médios semanais negociados em São Paulo apurados pelo Índice JOB Economia e Esalq. •

 

 

 

 

Ronaldo Lima Santana é sócio-gerente
da JOB Economia e Planejamento

A JOB Economia realiza no próximo dia 6 de abril no
Hotel Intercontinental em São Paulo – Capital, a 17º edição de seu
Seminário Anual – Estratégias Empresariais para Açúcar e Etanol.
O evento tem como objetivo:
» Oferecer ideias e conceitos que ajudem no entendimento correto da situação atual e permitam decisões visando um melhor resultado econômico da atividade;
» Oferecer consultoria para o planejamento de curto e médio prazos.
» Oferecer treinamento para aqueles que estão iniciando no setor e que vão em busca de um conhecimento técnico especifico.
Para mais informações, inscrições e programação completa acesse o site do evento:
www.seminariojobeconomia.com.br.

Deixe um comentário

Novos Tempos