A Mondelez International pisa fundo no acelerador de investimentos e, depois de adquirir a Perfect Snacks, anuncia as compras da marca inglesa de produtos nutritivos Grenade e da Hu Master Holdings, dona da Hu Products, empresa americana em rápido crescimento no segmento de snacks premium elaborados com ingredientes simples. No caso da Grenade, trata-se da primeira aquisição de uma empresa britânica desde a compra da Cadbury (em 2010) e mostra a tendência de buscar diversificação de portfólio para produtos com foco em saúde.
Criada há 11 anos, a Grenade é dona da marca de barras de proteína Carb Killa, a mais vendida no Reino Unido. Segundo a Mondelez, a compra envolve uma participação “majoritária significativa” na empresa pertencente à gestora de private equity Lion Capital. O negócio avalia a Grenade em cerca de 200 milhões de libras esterlinas (US$ 277 milhões).
A transação chega dois anos após a Mondelez ter comprado a também fabricante de barras nutricionais Perfect Snacks, dos EUA, por US$ 284 milhões. Em 2019, a companhia anunciou um acordo para adquirir participação majoritária nessa empresa, visando complementar o portfólio global e local da companhia líder em snacks no Brasil e no mundo. De origem norte-americana, a Perfect Snacks foi criada em 2005 e, em 2018, registrou faturamento de aproximadamente US$ 70 milhões, com crescimento anual acima de dois dígitos.
No início deste ano, a Mondelez anunciou ainda a aquisição da Hu Products. Fundada em 2012, a empresa começou como um restaurante e mercado sofisticado focado em comidas com ingredientes simples e naturais em Nova York. O nome Hu vem da frase “Get Back to Human” e deu origem a uma marca que tem o estilo de vida como propósito, possuindo uma base de consumidores dedicados.
A empresa passou a expandir suas premiadas barras de chocolates veganas e paleo, que seguem um conjunto estrito de proteções e práticas de origem de ingredientes Ultrasimple. O chocolate Hu foi inspirado no movimento paleo e desenvolvido pela família fundadora.
A marca se tornou líder da categoria em chocolate premium nos Estados Unidos e é uma das companhias de snacks que mais cresce no segmento natural.
Recentemente, a Hu ampliou suas ofertas para incluir biscoitos premium feitos sem grãos e começou a expandir sua distribuição para supermercados em todo os Estados Unidos.